Conhecido ator de novelas, Saulo Meneghetti, 33 anos, foi diagnosticado com uma doença rara nos olhos chamada Ceratocone. A 20 anos ele já convivia com a doença e nunca tornou público, porém nos últimos meses o ator percebeu uma perda maior da visão que atualmente está com menos de 30%, caso que precisa de um transplante de córneas.
Saulo optou por seguir o tratamento e aguardar um doador através do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), considerado um dos mais renomado e referência em transplante de córneas no Brasil. Mas enquanto isso, o ator procura seguir com suas atividades normais, inclusive os trabalhos como ator que fez muito sucesso na Record TV. Na emissora ele interpretou o galã Charles da novela ‘Escrava Mãe’, o atrapalhado e doce Oziel de ‘O Rico e Lázaro’ e o mais recente vilão Hananias da minissérie ‘Lia’.
Você pode ajudar
Segundo o ministério da saúde, Ceratocone é uma doença que não tem cura, estima-se que um a em cada 20.000 brasileiros possuam a doença.
Mas existe um movimento para que o Ceratocone seja reconhecido como uma deficiência visual, um abaixo assinado que precisa chegar a 20 mil assinaturas para ser levado ao Senado. Com o projeto será possível a criação de campanhas de inclusão e informação, garantindo participação em certames públicos, na qualidade de PCD (Pessoa com deficiência). Além de Tratamento e acompanhamento clínico pelo Estado, garantido o direito desses cidadãos.
Para participar é muito fácil, clique na imagem e você será redirecionado ao abaixo assinado ?
Leia também: Silvia Abravanel participa do ‘Santa Receita’ e se emociona em homenagem ao dia das mãe