Os dominicais da Record TV foram afetados pelo ataque hacker sofrido pela emissora no último de semana. O problema que começou na sexta-feira (08) e tomou proporções maiores na manhã do sábado, fazendo com que o Fala Brasil fosse interrompido, quase comprometeu a exibição do Hora do Faro, Domingo Espetacular e Câmera Record.
Passados dois dias, e sem uma posição oficial da Record TV, a pane que invadiu o sistema digital interno do canal afetou produções e gravações dos últimos sete dias. No entanto, fontes do Portal Alta Definição dizem que o impacto pode ser ainda maior. Assim, programas como o Hora do Faro precisaram recorrer a reprises como aconteceu na tarde de ontem. O quadro ‘Vai dar Namoro‘ tinha uma exibição inédita programada, mas foi ao ar um programa de abril deste ano.
Na sequência, a entrevista com a eliminada de A Fazenda 14, Rosiane Pinheiro, só foi ao ar porque a edição foi refeita com uma produtora chamada às pressas no último sábado (08). De acordo com o o Notícias da TV, até o Domingo Espetacular foi feito “na raça”. Totalmente digital, o programa teve matérias editadas quase que no ar, na mão.
Câmera Record quase “perdido”
Outro programa afetado com o ataque hacker foi o Câmera Record. O jornalístico de Roberto Cabrini tinha uma entrevista inédita e exclusiva com o jogador de futebol João Diogo, um dos suspeitos de abuso sexual contra uma modelo num quarto de hotel no Rio de Janeiro. Parte desse material foi exibido dentro do Domingo Espetacular.
Contudo, Cabrini também conversou com a modelo Alcimara Ventura, que dessa vez aceitou mostrar o rosto na reportagem, que deveria ser exibida na íntegra no Câmera Record deste domingo. Mas com a falta de recursos, a reedição do material ficou inviável.
No lugar da entrevista reveladora, foi exibido o especial Missão Cabul, que virou documentário no PlayPlus.
O ataque
Como antecipou o colunista Ricardo Feltrin (UOL), a Record TV sofreu um ataque hacker e teve acervo de reportagens, quadros e memória sequestrados. No entanto, O Portal Alta Definição confirmou com fontes que até o teleprompter e animações gráficas de programas ao vivo foram afetadas. Assim, a emissora que possui um grande aparato tecnológico, precisou funcionar de um jeito mais antigo neste fim de semana.
A Record TV ainda não se manifestou sobre a situação. Já nos bastidores é grande a expectativa para o que vai acontecer na manhã desta segunda-feira (10), com uma série de programas ao vivo.