O Arquivo A vai trazer nesta quinta-feira (11/4), às 21h, uma reportagem sobre as sementes crioulas e suas importâncias. São sementes que não passam por alteração genética ou utilização de produtos químicos e são sinônimos de alimentação saudável.
A reportagem da TV Aparecida, feita pela jornalista Rafaela Lourenço, vai mostrar que as sementes são patrimônio dos povos a serviço da humanidade, e as crioulas vêm de geração em geração, sem qualquer tipo de modificações transgênicas. Além de grãos, podem ser plantas medicinais, animais, árvores nativas e frutas. A herança cultural, que simboliza a agricultura familiar, se traduz em um trabalho de seleção natural e evolução da natureza.
A produção foi até Panambi, no Rio Grande do Sul, para mostrar o trabalho de Pedro Kunkel, um exímio guardião de sementes crioulas. A reportagem também mostrará o trabalho da Casa de Sementes Mãe Terra, que já chegou a ter mais de 200 espécies e variedades, um espaço que recebe e troca variedades com os agricultores, além de ser um elo entre o campo e a cidade.
Ainda serão destacadas as tradições resgatadas por povos originários e quilombolas no Sul do país. O respeito com a história, as lutas e conquistas também com as sementes. E também como a preservação das sementes crioulas engloba tradições católicas.
E por fim, a reportagem foi conferir a 7ª Festa das Sementes Crioulas, que acontece em Seberi (RS), e é um encontro de tradições, troca de saberes e grãos.
O Arquivo A é exibido nas quintas-feiras, às 21h.