O programa Arquivo A desta quinta-feira (12) aborda a importância dos sinos na igreja católica. A reportagem da TV Aparecida visitou diversos locais ao redor do Brasil para falar sobre esse item, há séculos presente em catedrais e igrejas de todo o mundo, e que fez parte de momentos históricos. O jornalístico vai mostrar histórias e o significado do sino, que é símbolo da cristandade e considerado a voz da Igreja, que chama o povo para a oração, como também para as festas e outras celebrações.
A repórter Luara Castilho visitou diversos lugares para mostrar curiosas histórias de sinos, como em São João Del Rei (MG), conhecida como a cidade onde os sinos falam. Lá, a jornalista entrevistou moradores e o sineiro do lugar, que explicou como funcionam os toques todos os dias. Também será mostrado os sinos da Basílica Histórica de Aparecida, que chegaram ao local em 1935, vindo de Trento, na Itália.
Já no Mosteiro da Luz, localizado na zona oeste de São Paulo, Luara mostrou um sino, de mais de duas toneladas, e que badalou a notícia da Independência do Brasil. Outros lugares visitados foram o Mosteiro de São Bento, na capital paulista, e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a 46 km de Belo Horizonte (MG), considerada a menor basílica do mundo, onde será mostrado o campanário do local.
Para a reportagem do Arquivo A desta semana foram entrevistados religiosos, historiadores, sineiros, produtores de sinos e moradores de cidades que possuem sinos históricos. Entre eles, os padres Luiz Claudio Alves de Macedo (Ecônomo do Santuário Nacional), José Augusto Brasil (pároco da Paróquia de São Geraldo) e Geraldo Majela da Silva (pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar). E ainda a historiadora Tereza Galvão Pasin e o Dom Hildebrando Miranda (Monje-Sacerdote).
O Arquivo A vai ao ar nas noites de quinta-feira, a partir das 22h00, na TV Aparecida.
Leia também: Lilian Ribeiro, da GloboNews, se emociona com o fim das sessões de radioterapia