Prestes a completar um ano no ar, no próximo dia 25 de maio, o Aqui na Band ainda busca uma fórmula para se firmar no meio de uma concorrência tão acirrada. No entanto, os últimos acontecimentos revelam que a revista eletrônica da Band decidiu apelar para a internet, com o intuito de ocultar sua baixa audiência na TV aberta.
Desde as demissões surpresas da apresentadora Silvia Poppovic e de alguns colaboradores, o Aqui na Band passou a ser mais ativo nas redes sociais e também no YouTube. Com entrevistas polêmicas e debates, inspirados na ‘CNN Brasil’, o programa caminha em direção a política, tentando atrair os militantes mais fervorosos da direita e esquerda que passam o dia se digladiando no Twitter. Aliás, é na rede social do passarinho azul, que o programa vem se apegando, chegando a comemorar a liderança nos Trendings Topics, como se no IBOPE os números fossem igualmente expressivos.
Outro exemplo claro do direcionamento para a internet, é o seu canal no YouTube. Dia desses, uma entrevista pouco mais acalorada da deputada Joice Hasselmann (PSL), ganhou o seguinte título: “Joice Hasselmann discute com Lacombe e dispara: Você tá passando pano”. Como resultado o vídeo teve mais de 2,6 milhões de visualizações. A estratégia seria boa, se o intuito não fosse mais “causar” do que informar.
Mas ao apelar para a internet, o programa dirigido por Vildomar Batista não assusta nem de perto os seus principais concorrentes. De acordo com dados consolidados da Kantar Ibope Media, o Aqui na Band tem dificuldades para passar de um ponto de média, vendo bem de perto a TV Cultura e a RedeTV! e muito distante do SBT, Record TV e Globo. Para efeitos de comparação, na última quarta-feira (13) o program marcou 1,2 pontos, dois décimos a mais que na terça-feira (12).
É lamentável que uma emissora do porte da Band se deixe enganar com as “armadilhas da internet”. A TV deve se unir ao mundo digital, mas jamais esquecer do seu próprio meio. Produzir uma revista eletrônica matinal apenas para seguidores e até robôs de rede social, é um absurdo sem precedentes, chega a ser amador.
O Aqui na Band é o programa mais lúcido e imparcial da TV brasileira na atualidade.
Gosto do programa. Bom para refletir sobre a situação brasileira sem lacradores esquerdistas.
concordo
Ô programinha ruim!!!
Deixei de assistir! E não sinto tua falta!
Mas respeito quem o admire! Mas para mim, não dá!