A apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro aumentou em 18% a audiência da tarde (12h às 18h) da Globo em São Paulo. Além disso, serviu para corrigir o desastre das transmissões das escolas de samba. Desta vez, contou com a equipe do jornalismo para repercutir os resultados e acompanhar as reações dos diretores e sambistas.
Segundo dados consolidados obtidos pelo Porta Alta Definição com o Vannucci obtidos junto a fontes do mercado, nesta quarta-feira (14/02), a apuração da notas do Grupo Especial marcou 12,9 de média de audiência na Grande São Paulo. Antes, a primeira parte de Paraíso Tropical, novela do Vale a Pena Ver de Novo, fechou com 13,5 pontos, mais do que os filmes do Sessão da Tarde costumam registrar.
Ou seja, com índices acima do normal no lugar do Sessão da Tarde, a Globo fechou na média/tarde (12h às 18h) com 12,5 pontos, o equivalente a 26,3% de share. Na quarta-feira da semana passada, a programação vespertina da Globo atingiu 10,6 pontos, o equivalente a 26,1% de share. Foi um crescimento de 18% na média, uma prova nítida de que o “evento ao vivo” é o que mais vale na televisão moderna.
A apuração das notas do Carnaval do Rio de Janeiro também potencializou a audiência das atrações do início da noite. A segunda parte de Paraíso Tropical, exibida das 18h às 18h39, marcou 15,3 pontos. Logo depois, Elas por Elas fechou com 17,5 de média, o equivalente a 28,7% do público do horário. Um índice acima do que a novela costuma registrar.
Rio de Janeiro impressiona na audiência
No Rio de Janeiro, a apuração das notas do Grupo Especial marcou 33,2 pontos, o equivalente 58% do público do horário. Na capital fluminense, a Globo cancelou o Edição Especial, Sessão da Tarde e Vale a Pena Ver de Novo. A emissora apostou no compacto dos desfiles das escolas de samba e, logo depois, emendou com a apuração.