Quem acompanhou as edições do telejornal esportivo SporTV News nessa semana deve ter percebido a ausência da jornalista Janaína Xavier no comando da atração. A apresentadora foi suspensa pela Globo após publicar, no último sábado (14), uma foto com Joice Hasselmann, então candidata do PSL à Prefeitura de São Paulo. A informação foi publicada inicialmente pelo UOL Esporte.
Janaína exibiu nos stories do seu perfil do Instagram uma foto onde aparecia ao lado de Joice. Na mesma imagem, estava o namorado da apresentadora, Gustavo Bonini Guedes, que é também advogado de Hasselmann.
A ação é contrária ao código de conduta rigoroso empregado pela Gobo a seus contratados. Em épocas eleitorais, a emissora orienta que seus funcionários não façam nenhuma menção, seja em foto, vídeo ou texto, a candidatos.
Com a descumprimento da regra, a direção da Globo determinou a suspensão imediata da jornalista, cogitando inclusive a sua demissão. Por ora, no entanto, a opção foi descartada. A ideia de momento é que Janaína volte à bancada já na próxima segunda (23). Durante o período em que ficou afastada, a jornalista foi substituída interinamente por Igor Rodrigues e Ana Helena Goebel.
Um novo comunicado
Diante do ocorrido, o Grupo Globo enviou um novo comunicado no início desta semana reforçando o pedido de isenção política a seus profissionais nas redes sociais.
“Não devemos fazer posts de apoio ou repúdio a algum candidato; não devemos curtir posts de candidatos; e não devemos entrar em debates sobre este ou aquele candidato. Este princípio básico de isenção é importantíssimo para o nosso Jornalismo. E como a maior parte de nossa equipe é formada por jornalistas, um deslize de alguém do Esporte compromete a postura isenta do Jornalismo da Globo. Seguir estas normas é algo básico para todo jornalista. E também lembro que o nosso código é rigoroso pelo não cumprimento dessas normas”, diz um trecho do comunicado disparado pelo Grupo Globo internamente.
Em nota ao UOL Esporte, a Globo falou sobre o assunto: “todos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás das câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas”.
Leia também: Confira a agenda de transmissões esportivas da Band neste final de semana