Durante a edição do Jornal Nacional (TV Globo) desta quarta-feira (20), Ana Luiza Guimarães fez um importante alerta aos telespectadores sobre uma tentativa de golpe envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A jornalista revelou que recebeu uma mensagem SMS informando sobre uma suspensão em sua CNH, com o aviso de que ela deveria acessar um link para evitar o bloqueio da habilitação. No entanto, o link levava a um site fraudulento que gerava um boleto falso, solicitando o pagamento de uma taxa indevida.
Ana Luiza explicou que, apesar de ter recebido a mensagem, ela nunca teve uma CNH e, portanto, não poderia ser alvo desse tipo de golpe. “Eu recebi essa mensagem por SMS, mas eu não tenho CNH. Eu nunca tirei CNH, então ela não pode ser suspensa”, contou.
William Bonner, também presente na apresentação, reforçou a importância de a população se manter alerta: “Então tem que ficar atento”.
O Golpe
Esse tipo de fraude tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, com Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de diversos estados emitindo alertas para a população sobre golpes semelhantes. O Detran esclareceu que o órgão não entra em contato por SMS, e-mail ou ligações. Todas as notificações sobre processos relacionados à habilitação são enviadas por correspondência oficial ou publicadas no Diário Oficial do Estado.
Para se proteger, o Detran recomenda que a população não clique em links suspeitos e que consulte canais oficiais para obter informações, como o site do Detran do estado ou os serviços presenciais nas unidades. Além disso, a Carteira Digital de Trânsito oferece uma maneira segura de acessar as informações do condutor e do veículo diretamente no celular.