A jornalista Joana Treptow, que apresenta a Previsão do Tempo do Jornal da Band, fez uma revelação importante durante a edição ao vivo desta quarta-feira (14). Ela contou que parou de fumar antes dos 40 anos e se sente aliviada.
Quem adiantou a revelação foi o apresentador Rodolfo Schneider, após uma matéria sobre os benefícios de largar o cigarro antes de completar 40 anos. Ele então chamou a Previsão do Tempo e contou que Joana era um exemplo claro de quem vive esses benefícios.
Sem receios, a apresentadora confessou: “Parei, foi difícil. Mas eu sinto a diferença no meu corpo e posso dizer que estou muito mais feliz”, disse Joana. “E saudável”, completou Adriana Araújo. “E saudável sim, eu consegui. É um sentimento de vitória”, comemorou a apresentadora.
Na mesma edição, Rodolfo Schneider revelou que perdeu o pai antes dos 60 anos por causa do cigarro: “Foi câncer no pulmão. Uma coisa terrível, trágica. Então, eu sou marcado pelo tabagismo traumaticamente”.
Uma pesquisa da Universidade de Toronto mostrou que, quem para de fumar até os 40 anos pode viver tanto quanto as pessoas que nunca fumaram. “Se você para até os 40 anos, ou seja, com menos de 20 anos de disposição ao cigarro, você tem a chance de passar uma borracha nos anos que você fumou”, alerta Jaqueline Scholz, diretora de tratamento de tabagismo da Incor.
Apesar de destacar os benefícios de quem parou de fumar antes dos 40 anos, os pesquisadores detectaram benefícios na vida de pacientes que pararam de fumar em qualquer idade. “As primeiras doenças que você reduz é o infarto e o AVC… O tratamento é uma realidade. O SUS oferece uma medicação de forma gratuita, então parar de fumar é importante a qualquer momento”, conclui a especialista.
Assista ao vídeo com a reportagem: