Após divulgar casos de famosos que descumpriram regras de distanciamento e organizaram festas com aglomerações, Erlan Bastos apareceu no programa ‘Balanço Geral – CE’, da TV Cidade, afiliada da Record TV em Fortaleza, desconsiderando protocolos de segurança para a prevenção do novo Coronavírus. Para isso, o apresentador copiou um quadro conhecido da TV brasileira.
Gravado em plena pandemia, o ‘Erlan na Minha Casa‘ tem como objetivo principal “invadir” a casa de telespectadores de surpresa. Assim, o apresentador faz uma espécie de jogo, uma caça a objetos dentro da residência para que o sortudo ganhe até R$ 500,00. Uma inspiração do famoso quadro de Gugu Liberato, o ‘Gugu na Minha Casa’. Até o sino, característico do quadro original, não faltou.
Enquanto todas emissoras do país suspenderam as gravações externas de quadros e em estúdio tomam todas as medidas de proteção, no último dia 25 de dezembro, quem assistiu ao Balanço Geral Ceará observou uma sequência de erros que podem colocar em risco a saúde da telespectadora, da família, da equipe e do próprio artista.
A atração mostrou a ida de Erlan Bastos até a casa de Maria Ribeiro, que aparenta ter mais de 50 anos de idade. Bastos aparece com um protetor facial transparente que mal cobre o seu rosto, deixando a boca exposta. Depois de caminhar pela rua, acompanhado de pelo menos dois cinegrafistas e uma produtora, a equipe chega até o local.
Na casa, a telespectadora aparece utilizando uma máscara e apresenta sua filha Leiane, 30 anos, e mais duas crianças. Porém, mais um erro é constatado, Erlan utiliza o mesmo microfone para falar com todos na residência. Em um ambiente pequeno e fechado, os cinegrafistas sequer cabem no local e utilizam apenas uma máscara de proteção.
O vídeo, que possui mais de 30 minutos de duração, Erlan ainda repassa um sino de mão em mão, sem nenhuma higienização. Ele também toca em objetos pessoais de Maria Ribeiro, abrindo inclusive gavetas onde a senhora guarda máscaras de proteção e também roupas limpas. Sem cerimônia ou cuidado, o apresentador até senta na cama da anfitriã.
O quadro ‘Erlan Na Minha Casa’ foi ao ar justamente no dia em que o apresentador divulgou a notícias da festa promovida por Carlinhos Maia, que segundo ele, teria contaminado 47 pessoas com covid-19. Na ocasião, o jornalista teceu críticas ao humorista pela aglomeração e falta de cuidados, em meio a uma nova onda de casos.
TV diz que cumpre os protocolos
Mesmo com as imagens, a TV Cidade Fortaleza disse em nota que “seguiu rigorosamente todos os protocolos de saúde, higiene e segurança determinados pelas autoridades sanitárias locais, nacionais e internacionais. A mesma postura ocorre em todas as gravações internas e externas dos núcleos de Jornalismo e Entretenimento do Grupo Cidade de Comunicação”.
O coronavírus no Ceará
De acordo com o último boletim divulgado às 20h22 desta segunda-feira (28), na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará, o estado chegou a 329.896 casos confirmados de Covid-19 e 9.960 óbitos provocados pela doença.
Assista ao quadro na íntegra:
Leia também: Felipe Neto é flagrado jogando futebol com amigos em plena pandemia