O Balanço Geral (Record) desta segunda (25) também repercutiu o caso do perfil de fofocas envolvido em uma polêmica, após uma jovem de 22 anos tirar a sua própria vida. O Choquei foi apontado como a principal página que propagou notícias falsas com o nome da jovem e o humorista Whindersson Nunes.
Ao chamar a reportagem sobre o caso, o apresentador Celso Zucatelli alertou: “Vamos falar agora de um caso que está tendo uma repercussão gigantesca em todo o Brasil e tem que ter mesmo. A morte de uma jovem de 22 anos que teve um nome citado em uma publicação falsa divulgada por um perfil chamado Choquei, nas redes sociais”, iniciou o apresentador ao chamar a matéria, enquanto no telão apareceu o rosto da vítima e da página de fofocas.
Celso também questionou qual deve ser a responsabilidade de um influenciador, ou de uma página digital na “publicação de informações duvidosas, falsas mentirosas, que colocam a vida das pessoas em risco”.
O caso
Na última semana, a página Choquei compartilhou nas redes sociais prints com conteúdo falso de conversas que seriam de Jéssica Canedo com influenciador Whindersson Nunes. Ela foi apontada como amante do influenciador.
Jéssica fez diversas postagens nas redes sociais onde negava o relacionamento e dizia que estava recebendo mensagens de ódio. Whindersson Nunes também chegou a pedir a retirada do conteúdo, mas não foi atendido. Segundo a mãe, Jéssica estava enfrentando problemas de saúde mental e se matou.
Após a morte da jovem, o escritório que cuida da carreira do humorista divulgou uma nota em que lamenta profundamente o ocorrido e prestam solidariedade à família da jovem Jessica, vem como repudiam, veementemente, o linchamento virtual e o uso nocivo das redes sociais.
O caso é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais para apurar as circunstâncias da morte. O delegado que cuida do caso não descarta uma outra investigação, caso fique configurado um crime contra a honra, através da divulgação de fake news.
Responsabilidade
O dono do Choquei, Rafael Souza, fechou o perfil pessoal nas redes sociais. E em um comunicado a página tenta se isentar de responsabilidade. O texto diz que “não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas pelo perfil e que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados no perfil”. O comunicado ressalta ainda que “as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais, decorrentes do exercício ao direito da informação”.
Contudo, a nota não explica a qual atividade se refere e também não esclarece como foram feitas as apurações do fato e nem quais fontes foram ouvidas, o que é fundamental no exercício do jornalismo profissional, que só divulga informações checada.
Apresentador critica
“Esse Choquei, ele não pode sair disparando notícias sem checar. É o que a gente faz, a gente pura. A vida inteira nós apuramos, ouvimos os dois lados. Antes de botar uma matéria no ar ou escrever uma matéria, a vida a gente apura, verifica ouve, não é assim.”, disse o comentarista Renato Lombardi.
O jornalista também criticou nota enviada pela página de fofocas: “Agora a nota eu não entendi a nota lá. Nós estamos nada… Estamos nada. A moça a acabou morrendo. Fica por isso mesmo? Ninguém fiscaliza, ninguém faz nada?”, criticou Lombardi.
Renato Lombardi critica nota da Choquei: "Agora a nota eu não entendi a nota lá. Nós estamos nada… Estamos nada. A moça a acabou morrendo. Fica por isso mesmo? Ninguém fiscaliza, ninguém faz nada?" #BalançoGeral pic.twitter.com/4sDFjvTm7L
— Portal Alta Definição ▶️ (@portaladplay) December 25, 2023