O jornalista Carlos Tramontina, recém-saído da TV Globo, solicitou o registro da marca “seis e ônibus“, um dos maiores memes de sua carreira, conforme destacou o colunista Matheus Canil. O apresentador aproveitou a sua gafe de 2019, que se tornou febre nas redes sociais, para iniciar um novo projeto na comunicação, agora dedicado a internet.
O pedido de registro pode ser observado INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), com consulta disponível para o público. A solicitação está na fase “aguardando prazo de apresentação de oposição”, em que outra pessoa pode se apresentar como detentora da marca, o que dificilmente irá acontecer.
A gafe do “seis e ônibus” ocorreu durante um boletim do Radar SP, no intervalo da programação da TV Globo. Tramontina iria informar o horário exato e acabou misturando o detalhe com a temática da notícia que seria destacada, que na época era sobre os ônibus na Grande São Paulo. Sendo assim, o “18h11” acabou se tornando o “6 e ônibus”.
Novo projeto
Paralelo ao pedido de registro, Carlos Tramontina começou a desenvolver um novo projeto, agora nas redes sociais. Chamado de “6 e ônibus por aí”, os vídeos publicados no seu canal do YouTube se aproximam do que o jornalista fazia no Antena Paulista, programa de variedades exibido nas manhãs de sábado da TV Globo em São Paulo. No primeiro episódio, por exemplo, ele esteve visitando o Museu das Culturas Indígenas.
Tramontina anunciou sua saída da TV Globo em abril desse ano, após 43 anos, sendo 24 desses como apresentador do SP2, noticiário local noturno do canal. Em recente entrevista para Danilo Gentili, no The Noite (SBT), ele falou sobre a mudança.
“Já vinha falando que queria descansar e ter um ano de viagens, fazer outras coisas. Falei com a minha diretora já no começo do ano e não escondia de ninguém… Minha ideia não era chegar aos 80 anos e descobrir que ‘puxa, deveria ter feito aquilo’. Não, eu quero ir para tal lugar, eu quero fazer tal coisa”, afirmou.
Leia também: Falha técnica impede divulgação de dados da Covid-19 no Jornal Nacional