O apresentador Erlan Bastos, que comanda o ‘Balanço Geral – CE‘ na afiliada da Record TV em Fortaleza, a TV Cidade, procurou um dos redatores do Portal Alta Definição, para falar sobre a matéria divulgada ontem por Jefferson Oliveira. No texto, o colunista descreve a falta de protocolos de segurança no combate ao coronavírus, observadas no quadro ‘Erlan na Minha Casa’. No entanto, ao invés de se posicionar sobre o assunto, o apresentador enviou mensagens em tom de intimidação e bloqueou o redator.
Como justificativa, Erlan se utiliza de uma foto do colunista, onde o mesmo aparece com mais quatro amigos e familiares. “O mais engraçado é a foto com várias pessoas e sem máscara de quem escreveu a matéria“, disse ele. A foto em questão foi tirada em um encontro rápido, que mesmo sem apresentar sintomas e com testes em dia, todos utilizavam máscara, retirando apenas para a registro.
O apresentador continuou a conversa, via Instagram, desconsiderando a gravidade dos fatos apresentados na matéria de ontem (29), que colocam em risco não apenas a sua saúde, como a equipe da TV Cidade e quem participou do quadro. Em tom de deboche, ele avisa: “Querem falar mal de mim, eu dou conteúdo de verdade para falar mal”.
Bastos não se desculpa, e nem dá tempo para o redator responder, que no momento está de férias e nada tem a ver com a publicação. Antes de bloquear o jornalista, ele conclui dizendo: “Porque essa forçação de vocês querem ficar me queimando tá feio pra vocês“.
O Portal Alta Definição procurou a assessoria da TV Cidade para falar sobre a reação do apresentador, mas até o fechamento desta reportagem a emissora não respondeu nossos e-mails. Anteriormente, a emissora informou que: “seguiu rigorosamente todos os protocolos de saúde, higiene e segurança determinados pelas autoridades sanitárias locais, nacionais e internacionais. A mesma postura ocorre em todas as gravações internas e externas dos núcleos de Jornalismo e Entretenimento do Grupo Cidade de Comunicação“.
Especialista alerta
Para uma análise mais profunda sobre os cuidados em gravações externas, procuramos Bárbara Melo. A profissional de saúde atuou como um dos membros da equipe de combate a covid-19 no estado de Pernambuco.
Ao analisar o vídeo, ela é enfática: “Infelizmente esta reportagem demonstra todas as formas de como se contaminar com a Covid-19, até mesmo antes de entrar na casa da Sra. Maria o repórter toca em muros, portões, cigarras, não utiliza máscara, utiliza a Face Shield (que não é o ideal e espalha saliva sendo potencialmente perigoso), além de entrar na residência sem retirar os calçados e em momento algum higienizou as mãos lavando ou usando álcool gel, toca em vários objetos da residência, inclusive alimentos que a família provavelmente irá ingerir, com a mesma mão toca nas pessoas, cabelo e rosto, o repórter encosta o microfone no seu celular e depois o mesmo microfone encosta nas máscaras das pessoas”, disse.
Bárbara ainda lamentou o falta de prudência pela vida do próprio apresentador e dos seus entrevistados:
“Se alguém envolvido nesta reportagem estiver com o covid-19, sendo assintomático ou sintomático todos estariam predispostos a adquirir a doença. Nem o distanciamento social de no mínimo 1 metro e meio de distância o mesmo consegue manter, sendo capaz de até sentar na cama de alguém da família com a roupa suja que veio da rua.”
Para a profissional de saúde, o quadro não deveria ter sido gravado no meio de uma pandemia. “Essa reportagem não deveria nem ter acontecido pois ele consegue descumprir com todos os protocolos determinados insistentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua atitude expôs não só a vida dele como a de toda equipe de reportagem e de todos os membros da família podendo citar também a presença de pessoas idosas e crianças“, completa.
Assista ao quadro na íntegra:
Entrevista fantástica!