Após sete dias da morte de de Jéssica Canedo, alvo de fake news, compartilhada massivamente pelo perfil Choquei, a TV Globo resolveu falar sobre o assunto que dominou a internet. a pauta surgiu no Encontro desta quinta-feira (28), durante o quadro ‘G1 em um Minuto’. Entretanto, a matéria do portal de notícias da Globo se esforçou para não citar o nome do perfil de fofocas.
No entanto, Patrícia Poeta quebrou o protocolo e criticou quem cria e compartilha esse tipo de notícia. Visivelmente chateada, ela pediu uma regulamentação e um olhar mais profundo sobre o assunto: “Tem que ter uma legislação rigorosa para esse tipo de coisa. Porque a internet hoje é terra de ninguém, né?”, iniciou a apresentadora.
Em seguida, Patrícia lembrou que foi vítima de fake news em 2023, sem citar a briga judicial que trava com Sônia Abrão e a sua bancada do A Tarde é Sua, no qual acusa de ter disseminado falsas notícias sobre ela na RedeTV!.
“É muito doloroso, isso a gente não faz com outro de jeito nenhum. Então assim, nessa janela de reflexão que a gente tem aqui nesse período do ano, você que tá passando por uma situação como essa ou que vai passar, eu espero que isso nunca aconteça, porque é extremamente dolorido, você tem que buscar uma força que muitas vezes você até desconhece para seguir em frente”, destacou ela.
Por fim, novamente sem citar o nome do perfil Choquei, a apresentadora detonou quem produz ou compartilha falsas notícias e chamou de criminosos: “Agora você que compartilha essas fake news, tenha senso de responsabilidade dentro de você. Isso é crime. Você tá no mínimo entristecendo alguém, no mínimo ajudando a deprimir alguém, você tá muitas vezes, como a gente tem que percebido aí, ajudando a matar alguém… Quem planta, inventa, quem começa a disseminação do ódio, talvez você desconheça essa palavra que chama amor. Mas tenta respeitar o outro, pode ser um bom começo para você em 2024. É uma espécie de desabafo aqui com você porque isso não se faz para as pessoas, você machuca as pessoas”, concluiu.
Patrícia Poeta faz um desabafo no Encontro sobre fake news e pede regulamentação 👀
— Portal Alta Definição ▶️ (@portaladplay) December 28, 2023
Vídeo: TV Globo pic.twitter.com/2bbP1DTGHP
O caso Jessica Canedo e Choquei
Nas última semanas, a estudante mineira Jessica Canedo foi alvo de fake news. Prints falsos que simulavam uma conversa entre ela e o humorista Whindersson Nunes foram divulgados por perfis de fofoca, principalmente o Choquei. A jovem de 22 anos começou a ser atacada na internet, mesmo depois de negar a conversa. Ela não suportou a exposição, as manifestações de ódio e tirou a própria vida na última sexta-feira (22).
Um dos administradores do perfil Choquei, Raphael Souza, ainda debochou do texto que a jovem publicou para se defender. Depois da tragédia da morte, o perfil disse ter compromisso com a legalidade, responsabilidade e ética.
Globo é criticada
Esta é a primeira vez que a TV Globo fala sobre o assunto. Na noite do último sábado (23), o Jornal da Band e Jornal da Record dedicaram tempo para a notícia, classificando como algo “absurdo”. Pela gravidade do caso, o público esperava ao menos uma reportagem especial no Fantástico. Mas isso não aconteceu.
O jornalismo do SBT também repercutiu a notícia, destacando o nome do Choquei. Também nesta segunda-feira (25), o Jornal da Band subiu o tom e definiu o perfil de fofocas como “sanguessuga”, por ganhar dinheiro veiculando conteúdo feito pelo jornalismo profissional, sem autorização de ninguém.