Na terça-feira (28), às 21h30, Eduardo Miranda e Rafaela Lourenço comandam uma nova edição do Aparecida Debate, desta vez com o tema Era da Ansiedade. O programa da TV Aparecida vai entrevistar alguns especialistas para entender como esse transtorno afeta a rotina de milhares de brasileiros e a importância de realizar um tratamento adequado.
A produção apurou que segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023, o Brasil foi o país com maior número de pessoas ansiosas, 9,3% da população. Também no ano passado, o Covitel, que é um estudo de monitoramento de fatores de risco para doenças crônicas no Brasil, destacou uma piora nos hábitos de saúde, especialmente de jovens com idade entre 18 e 24 anos, com 31,6% de diagnósticos de ansiedade e 14,1% de depressão.
E para compreender o cenário atual brasileiro da ansiedade, principalmente com as suas mudanças ao longo dos anos, e quais atitudes impactam diretamente o dia a dia, seja na vida profissional ou pessoal, o convidado será o Professor Pós-Doutor João Flávio de Almeida, que é filósofo e comunicólogo.
Outro ponto que contribui diretamente para os transtornos mentais e adoecimento em todo mundo é o ambiente de trabalho. Para falar sobre essa questão, o programa convidou Rogério Martins, que é psicólogo e consultor empresarial.
A última convidada desta edição do Aparecida Debate será a advogada Adriana Belintani, que é vice-presidente da Comissão de Perícias da OAB-SP, também atuante como presidente desta comissão em Pindamonhangaba e pós-graduanda em saúde mental nas empresas pelo Instituto de Psiquiatria da USP. Ela vai conversar com os apresentadores sobre o custo da depressão e ansiedade na economia global e pontos que precisam mudar para auxiliar no tratamento efetivo de quem sofre com ansiedade.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 21h30.