A renomada jornalista Cristina Reyna se despediu da televisão em grande estilo nesta sexta-feira (16). Um dos principais nomes da CNN Portugal, a apresentadora era titular do Jornal da CNN e ganhou uma homenagem especial do canal de notícias, que quebrou protocolos ao exibir a reação da âncora ao vivo.
A apresentadora aproveitou os últimos momentos da edição de sexta-feira para se despedir do público.
É o fim do Jornal da CNN. E em uma nota muito pessoal, é também para mim uma despedida. Depois de 30 anos, vou deixar a CNN e o jornalismo. Onde tal como todos os jornalistas desta casa deixei a alma, a cabeça e o coração. A maioria de nós somos assim.
iniciou Cristina.
Em seguida, a jornalista deixou um recado para quem questiona o jornalismo profissional.
Nos dias em que duvidar do jornalismo lembre-se disso: fim de semana, feriado, noite, madrugada, em tempos de paz ou de guerra, somos nós que vamos para lá para lhe trazer essas notícias, essas histórias, mas sobretudo, partes da humanidade e fazemos isso com o melhor que temos. Tive o enorme privilégio de olhar, ver e contar. Fui convosco testemunha da nossa história.
No entanto, antes de subir os créditos, a âncora foi surpreendida pela produção da CNN Portugal que exibiu uma homenagem contanto os melhores momentos de Cristina Reyna desde o início de sua carreira. A apresentadora não foi às lágrimas, ao vivo.
A homenagem surpreendeu a todos, uma vez que, a rede é conhecida por seguir um modelo diferente da CNN Brasil, buscando colocar a notícia como protagonista sempre.
Rosto da TVI e CNN
Cristina Reyna viu a TVI nascer e por muitos anos foi o principal rosto do jornalismo do canal líder de audiência em Portugal. Durante esse período cobriu conflitos armados na Bósnia e no Afeganistão, e no sismo do Haiti.
Durante quatro anos foi Editora de Internacional da TVI. Além disso, foi âncora na TVI 24, assim como no “Jornal da Uma” e o “Jornal das 8” na TVI. Foi ainda coordenadora da edição de noticiários das duas estações.
Hoje já é o primeiro dia do resto da vida da Cristina Reyna. Todos nós, os que gostamos dela, acreditamos que a nova vida da Cristina vai ser boa. E desejamos que assim seja. Mas, com a sua saída, esbate-se um pouco da alma desta Redação.
Nuno Santos, diretor da CNN Portugal,
O diretor ainda destacou a presença de Cristina na CNN Portugal nos últimos 2 anos.
Durante este caminho, a Cristina correu o mundo e contou-nos o mundo. Aqui, explicou-me – e acho que não cometo uma inconfidência – conheceu todos os cantos da casa. Todos os cantos da Redação – ‘Subi e desci as escadas’. E sim, foi pivot, editora, coordenadora de Jornais, de Operações, de Equipas. E foi sempre, acima de tudo, Repórte. O que mais nos fará falta será o seu olhar. Mesmo que um repórter nunca deixe de ver o Mundo. Obrigado, querida Cristina.
Leia também: Renata Varandas é promovida a apresentadora eventual do Jornal da Record