Antonia Fontenelle foi duramente criticada nas redes sociais após publicar, nessa sexta-feira (18), um vídeo em seu canal do YouTube com ataques à deputada federal e ativista trans Erika Hilton (PSOL-SP). Na gravação, a influenciadora utilizou expressões consideradas racistas e transfóbicas, que repercutiram rapidamente e geraram revolta entre internautas e grupos de defesa dos direitos humanos.
Durante o vídeo, Fontenelle dirigiu-se diretamente a Hilton, usando termos como “preta do cabelo duro” para se referir à deputada e criticou seu voto contra o aumento da pena para crimes hediondos.
Em tom agressivo, ela declarou: “Entre os votos contrários estão o de Erika Hilton, esperar o que de você, né? Que tinha um nariz desse tamanho e um cabelo de preta, que é o que você é”. Na sequência, a influenciadora acrescentou: “Você também não é branca, querida. Por causa desse voto, você é minha inimiga”.
Receba atualizações em primeira mão!
Fontenelle seguiu com ataques misturando crítica política e ofensas com teor racista: “Você é preta, do cabelo duro, como todos os pretos são. E isso não é demérito. Mas você não quer ser uma preta do cabelo duro, quer ser uma branca loira”.
Além disso, a influenciadora afirmou que Hilton “não tem caráter” e fez ameaças simbólicas, puxando o próprio cabelo e dizendo: “Eu não sou o Nikolas [Ferreira], se vier pra cima de mim eu puxo a peruca e te deixo careca”.
O corte do vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais, com as palavras e gestos sendo interpretados como racistas e transfóbicos. Até o momento, Erika Hilton não se manifestou publicamente sobre a situação
ABSURDO! Antonia Fontenelle comete racismo contra Erika Hilton:
— poponze (@poponze) July 19, 2025
“Você é preta, do cabelo duro, como todos os pretos são.” pic.twitter.com/yhVBtqkwvM