Rodrigo Bocardi, ex-apresentador do Bom Dia SP, foi demitido da TV Globo na última quinta-feira (30) após ser acusado de descumprir normas éticas do jornalismo, conforme comunicado oficial da emissora. No entanto, os bastidores da Globo indicam que a demissão do jornalista pode ter motivações além do que foi divulgado publicamente.
De acordo com uma reportagem publicada pela VEJA, Bocardi teria tentado vender serviços de consultoria de mídia enquanto ainda estava empregado pela Globo. A revista apurou que, em paralelo às suas atividades como apresentador, o jornalista teria se oferecido para prestar media training e assessoramento para políticos e empresários, atividade que não foi autorizada pela emissora.
Um dos casos mencionados envolvia a Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. O estádio, que passou por uma reforma de quatro anos e teve sua reinauguração atrasada repetidamente devido a diversos problemas, gerou uma série de críticas à concessionária Allegra, responsável pelo espaço.
Conforme apurado pela VEJA, Bocardi teria se aproximado da Allegra para oferecer consultoria em comunicação e melhorar a imagem da empresa perante a mídia durante o período crítico de sua reinauguração. No entanto, a proposta foi recusada pela empresa. A Allegra, procurada pela reportagem, afirmou que não comentaria o assunto.
A versão oficial
Até o momento, a TV Globo não detalhou as razões exatas para a demissão de Bocardi, limitando-se a alegar que ele descumpriu normas éticas do jornalismo. A emissora também afirmou que não comentaria sobre decisões de compliance, deixando o caso envolto em mistério.
O Portal Alta Definição procurou Rodrigo Bocardi para comentar sobre as especulações envolvendo sua demissão e a tentativa de consultoria, mas ele ainda não se manifestou.