Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial no governo Lula, foi eleita pela revista Time como uma das 12 mulheres do ano em 2023. Ela é irmã da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em um crime que chocou o Brasil em 2018 e até hoje não teve solução.
De acordo com a publicação da Time, Anielle teve que assumir a dianteira na busca por justiça pela irmã e pelas causas que ela defendia, como a igualdade racial. “Eu perdi o medo quando eles mataram a minha irmã. Agora eu luto por algo muito maior do que eu mesma”, declarou a ministra à revista.
Já em entrevista à GloboNews, ela declarou que não esperava receber tal homenagem e honraria. “A gente sabe que tem feito um trabalho muito árduo. A minha vida literalmente mudou muito desde 2018. Eu saindo da sala de aula, acontece tanta coisa negativa… mas também a gente recebeu carinho de tanta gente”, disse.
Tem sido um trabalho incansável, feito com afeto, com muito caráter e valor para manter a memória da Mari viva e chegar aonde estamos chegando hoje.
afirmou a ministra
Além de Anielle, na lista também há atrizes, como Cate Blanchett e Angela Bassett, e esportistas, como Ramla Ali e Megan Rapinoe.
Leia também: Ivete Sangalo nega uso de drogas ao comentar desmaio em show