Ana Maria Braga interrompeu a exibição do quadro Jogo de Panelas, no Mais Você desta sexta-feira (20), para questionar sobre uma possível atitude racista de um dos participantes. O jantar da vez era organizado por Felipe e tinha como temática “Um Passeio pela África”. No entanto, o que mais chamou a atenção foi a caracterização de outro participante, o Anderrupson, que fez representação caricata do negro no corpo branco. Ele se pintou com uma maquiagem forte, buscando parecer um negro, atitude conhecida como blackface.
“O Anderrupson estava super legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade. Ele faz a pintura. Não precisa se pintar de negro, a gente não brinca de ser negro, temos toda uma história, e é sofrido. Não se pinte para ser negro”, comentou o anfitrião do jantar.
Logo após exibir a chegada de Anderrupson, seguida pelo desabafo de Felipe, Ana Maria interrompeu o quadro e falou sobre o ocorrido. “A gente resolveu parar o jantar do Felipe, para entender melhor essa colocação dele sobre a atitude do Anderrupson. Nós conversamos com a Rosane Borges, que é jornalista, professora e também nossa colega na TV Globo. E olhe o que ela explicou”.
“Surgiu no século 19 nos Estados Unidos como um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista, que fazia da técnica uma forma de estereotipar e negar a humanidade das pessoas negras. No século 20, ele [blackface] adentra o cinema, o Carnaval — até do Brasil. Até o início do século 20, foi um recurso muito utilizado. Não devemos fazer em nenhuma hipótese. Estamos em pleno século 21, é preciso que a gente avance enquanto humanidade e civilização e que digamos não a uma técnica tão cruel e desumanizadora”, pontuou a especialista.
“Esse esclarecimento faz parte da essência do nosso programa, e é bom para todo mundo aprender. Tem um monte de gente que não percebe isso, mas já está na hora, está tão dito… É prestar atenção e respeitar o outro”, esclareceu a apresentadora, que em seguida chamou a atenção do participante. “Quero dizer que ele não deve [fazer novamente] em nenhum momento. Estamos esclarecendo para que isso não ocorra em festas, em lugar que você for, e entender que é um comportamento que não deve mais ser repetido”.
Leia também: TV Cultura define data de estreia e apresentador do novo telejornal matinal