No episódio de Túnel do Amor (Globoplay) da última quinta-feira (11), Ana Clara precisou intervir no diálogo dos participantes para destacar o posicionamento do reality sobre racismo. A apresentadora mencionou a pluralidade do elenco e diferentes preferências pessoais na paquera.
Na ocasião, Bruno (jovem branco, da casa Grafite) beijou Vick (mulher preta, bissexual, da mesma casa). Ao saber do “novo casal”, Vinicius reagiu dizendo que seu amigo “beijou até preta”, causando o desconforto de Pâmella e outros confinados da casa ‘Solar’.
Triste com a fala do colega, Pâmela se retirou da sala e foi chorar no quarto. Ciente do erro, Vinicius foi ao seu encontro pedir desculpa. “Não é por tom de pele. Não tem preconceito da parte dele nenhum, só não é o perfil. Espero que você me entenda. Eu não falei na maldade”, disse.
A ação do modelo não foi suficiente para a produção do programa, que precisou intervir e pôs Ana Clara para falar sobre a causa racista. “Tem um assunto que tem repercutido muito aqui entre vocês, têm afetado cada um de vocês de maneiras diferentes e mexendo em feridas muito individuais. Eu tenho certeza que vocês estão vivendo aqui dentro uma experiência única e tem questões que a gente não pode ignorar na vida, nem aqui dentro do experimento e nem em um lugar nenhum”, iniciou a apresentadora.
“O discurso de respeito parece óbvio, mas não pode ser vazio. Será que a gente nasce e olha para um tipo de pessoa com uma cor de pele, tipo de cabelo e corpo, e fala ‘meu tipo’? Ou será que vamos construindo isso ao longo da vida, com aquilo que vemos na TV, papéis de destaque em revistas, redes sociais?”, questionou.
“A situação que vocês viveram aqui deve fazer a gente pensar se realmente temos um gosto e preferência ou se somos cheios de preconceito, racismo, gordofobia, que nos impedem de ver beleza, de se apaixonar e amar mais tipos diferentes de pessoas”, finalizou.
Após saída de Ana Clara do estúdio, a apresentadora foi aplaudida pelo elenco, que, na sequência, escutou um pedido de desculpa de Vinicius a Pâmela e demais participantes.
Leia também: Série de terror de Rosane Svartman para Globoplay terá atores estrangeiros