Uma notícia assusta Hollywood, a 93ª edição do Oscar, marcada para o dia 28 de fevereiro de 2021, pode ser adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a revista americana Variety, a The Academy Awards (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) está considerando adiar o Oscar 2021. “É provável que eles adiem”, disse uma fonte próxima. Outros afirmam que o possível adiamento sequer foi formalmente discutido ou que “a data está atualmente inalterada”.
Em abril, a Academia do Oscar mudou as regras radicalmente devido o covid-19, permitindo que filmes com estreias digitais ou em plataformas de streaming pudessem se candidatar ao troféu de melhor filme. Mas é uma exceção somente para a edição de 2021.
Leia também: Segunda temporada de ‘Coisa Mais Linda’ estreia em junho na Netflix
Em circunstâncias normais, a Academia requer que o filme seja exibido em uma sala de cinema de Los Angeles e deve permanecer ao menos sete dias consecutivos com exibições de, no mínimo, três vezes ao dia.
Sobre a possibilidade de atraso ou não do Oscar, David Rubin, presidente da Academia, contou à Variety: “É impossível saber qual será o cenário. Sabemos que queremos celebrar o cinema, mas não sabemos exatamente qual será o formato”.