Após 15 anos atendendo pelo nome de TV Clube, a afiliada da Record TV em Pernambuco ganhará o nome de TV Guararapes. A mudança pegou todos os funcionários de surpresa e tem previsão para acontecer na próxima segunda-feira (09/08).
No entanto, trata-se de um desejo antigo do Sistema Opinião de Comunicação, que adquiriu a emissora do Grupo Diários Associados em 2015. Para o sistema, “Clube” é um nome que representa a antiga administração e por isso foi as ruas realizar uma pesquisa com o público. Como resultado, o nome TV Guararapes teria sido o mais votado e também o que mais agrada a direção, por ser um nome que representa bem o estado.
No entanto, vale lembrar que esse também é o primeiro nome da emissora, criada em 2000. Cinco anos depois, o canal pernambucano deixou de usar o ‘TV Guararapes’ e passou a utilizar o ‘TV Clube’. A coluna apurou também que nos bastidores da afiliada da Record TV, corre a informação de que a mudança de nome é para “evitar conflitos”, justamente com os antigos detentores da TV.
Em 2016, outra emissora que faz parte do Sistema Opinião de Comunicação também trocou de nome. Na ocasião, a afiliada da Band em João Pessoa deixou de se chamar ‘TV Clube Paraíba’ para ‘TV Manaíra’.
Mudança radical
Na última semana, os funcionários da TV Clube foram surpreendidos com a retirada do logo em todos os locais de sua suntuosa sede, localizada no centro do Recife. Além da troca de nome para TV Guararapes, o logo foi redesenhado e toda a identidade visual do canal sofrerá mudanças, inclusive em títulos de programas locais.
Como parte da campanha de divulgação da nova marca, um vídeo teaser falando das novidades foi lançado nas redes sociais. Nele, o locutor promete um canal “mais moderno” e “mais conectado” com o telespectador.
Assista ao vídeo:
Problemas
Alvo de elogios e críticas, a TV Clube passa por um momento difícil em audiência, principalmente após perder o apresentador Fabio Araujo para sua principal concorrente, a TV Jornal/SBT, e desabar na audiência.
Elogiada pelo seu jornalismo ágil, ela sofre para se igualar ao nível técnico da concorrência e até da própria Record TV. Até hoje, a afiliada ainda transmite reportagens locais com imagens em SD de péssima qualidade. Outro problema citado por telespectadores nas redes sociais é quanto ao fraco sinal digital da emissora.
Fontes ouvidas pelo Portal Alta Definição não acham que a mudança de nome deveria acontecer agora, mas torcem para que o Sistema Opinião olhe com mais cuidado para a emissora que é mais rentável do grupo, porém deixa a desejar no “Q” de qualidade.