Sempre é bom falar de boas ações que transformam a vida de muita gente necessitada, principalmente em tempos de isolamento social por razões da pandemia do novo coronavírus. No Ainda Tem a Última de hoje, você vai conferir o resultado da edição emergencial da Maratona da Solidariedade promovida pela NDTV, afiliada da Record TV.
A ação, feita para ajudar famílias que ficaram sem emprego durante a quarentena, arrecadou 246 toneladas de alimentos em Santa Catarina em um período de dois meses. Ao todo, mais de 14 mil famílias foram beneficiadas.
A maratona, que já é tradicional em Chapecó, foi antecipada pela emissora, que também possui outros projetos sociais no estados como por exemplo: a Campanha do Agasalho, que está na sua 23ª edição e em 2019 arrecadou mais de um milhão e cem mil peças, e a Maratona do Brinquedo, executada nos Dia das Crianças e Natal no Norte de Santa Catarina.
Mais solidariedade
Além da arrecadação de alimentos, a NDTV abriu espaço gratuito durante o Balanço Geral Santa Catarina e na página do nd+ (portal da emissora) para que pequenos empresários e prestadores de serviços divulgassem seus trabalhos à distância ou entregues por delivery. O canal também apoiou um hackathon online que discutiu soluções para o momento de pandemia, por exemplo.
Para a realização da Maratona da Solidariedade de forma segura, todas as normas impostas pela vigilância sanitária foram executadas. Os cuidados começavam nos pontos de arrecadação, passando pelas coletas nos supermercados, entrega às instituições parceiras e distribuição para as famílias.
A campanha foi executada em Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Lages, Itajaí, Blumenau, Joinville, Chapecó e Xaxim, com apoio de supermercados, dioceses, bombeiros, polícia civil, cooperativa de crédito, postos de combustíveis, associações beneficentes, cruz vermelha e secretarias de assistência social, que realizam a logística de arrecadação, higiene e distribuição de alimentos, evitando qualquer aglomeração.