Sempre é bom falar de boas ações que transformam a vida de muita gente necessitada, principalmente em tempos de isolamento social por razões da pandemia do novo coronavÃrus. No Ainda Tem a Última de hoje, você vai conferir o resultado da edição emergencial da Maratona da Solidariedade promovida pela NDTV, afiliada da Record TV.
A ação, feita para ajudar famÃlias que ficaram sem emprego durante a quarentena, arrecadou 246 toneladas de alimentos em Santa Catarina em um perÃodo de dois meses. Ao todo, mais de 14 mil famÃlias foram beneficiadas.
A maratona, que já é tradicional em Chapecó, foi antecipada pela emissora, que também possui outros projetos sociais no estados como por exemplo: a Campanha do Agasalho, que está na sua 23ª edição e em 2019 arrecadou mais de um milhão e cem mil peças, e a Maratona do Brinquedo, executada nos Dia das Crianças e Natal no Norte de Santa Catarina.

Mais solidariedade
Além da arrecadação de alimentos, a NDTV abriu espaço gratuito durante o Balanço Geral Santa Catarina e na página do nd+ (portal da emissora) para que pequenos empresários e prestadores de serviços divulgassem seus trabalhos à distância ou entregues por delivery. O canal também apoiou um hackathon online que discutiu soluções para o momento de pandemia, por exemplo.
Para a realização da Maratona da Solidariedade de forma segura, todas as normas impostas pela vigilância sanitária foram executadas. Os cuidados começavam nos pontos de arrecadação, passando pelas coletas nos supermercados, entrega à s instituições parceiras e distribuição para as famÃlias.
A campanha foi executada em Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Lages, ItajaÃ, Blumenau, Joinville, Chapecó e Xaxim, com apoio de supermercados, dioceses, bombeiros, polÃcia civil, cooperativa de crédito, postos de combustÃveis, associações beneficentes, cruz vermelha e secretarias de assistência social, que realizam a logÃstica de arrecadação, higiene e distribuição de alimentos, evitando qualquer aglomeração.