Na última quinta-feira (14), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (Sem Partido-SP) foi até o Twitter para fazer mais uma acusação contra a TV Globo. O filho de Bolsonaro disse que a afiliada TV Clube, do Piauí, censurou um entrevistado quando o mesmo falava sobre o uso do medicamento cloroquina no combate ao novo coronavírus. No entanto, a emissora negou e explicou o que realmente aconteceu.
Eduardo publicou um trecho de 1 minuto e 57 segundos, de uma entrevista exibida ao vivo no telejornal PITV 2ª edição, do dia 13 de maio. Na ocasião uma equipe do Governo Federal estava chegando ao estado do Piauí, no município de Floriano, para conhecer o protocolo de atendimento contra o coronavírus .
Leia também: Bolsonaro desiste de pronunciamento na TV
O secretário de saúde da cidade, James Rodrigues, foi entrevistado ao vivo pela repórter Hoslânia Marques que questionou como funcionava o protocolo de tratamento da Covid-19. O vídeo publicado por Bolsonaro é apenas um trecho da entrevista que se alongou, uma vez que o entrevistado cita 3 fases do protocolo, mas após a edição do material para a internet, apenas uma fase completa é mostrada.
No outro trecho final do vídeo, James parece ser interrompido, justamente quando cita o nome do medicamento cloroquina: “Nós vivemos uma pandemia em que não há dados científicos sobre nenhum tratamento. Este protocolo foi implantado a partir de evidências clínicas lá de Madrid, através desse trabalho coordenado por Marina Bucar, que é florianense e em parceria com a secretaria municipal de saúde e o Hospital Municipal de Tibério Nunes, nós implantamos aqui em Floriano. Neste momento nós temos 21 pacientes, que receberam a medicação da Cloroquina…“, falou o secretário quando é interrompido.
“Ok secretário, muito obrigado pelas informações”, disse a repórter devolvendo para a apresentadora Denise Freitas.
Eduardo Bolsonaro aproveitou a edição para acusar a Globo de censura: “Globo CENSURA entrevistado ao mencionar que CLOROQUINA CURA PESSOAS“, disse ele na legenda da publicação que acumulou mais de 4 mil compartilhamentos e 12 mil curtidas.
Sem censura
O Portal Alta Definição apurou que a Rede Clube já havia falado outras vezes sobre o mesmo assunto, sem nenhum tipo de censura. Além disso, procuramos a TV Clube/Globo que rebateu as acusações do filho de Bolsonaro e explicou que “houve um estouro no tempo da entrevista ao vivo”.
No dia 08 de abril, o portal G1 do Piauí – que pertence a TV Clube e ao Grupo Globo – publicou uma extensa matéria com o título: “Governador do PI anuncia compra de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19”. Segundo a mesma reportagem, “um protocolo estava sendo elaborado para a administração dos remédios no Piauí”.
Leia a nota da emissora na íntegra:
A emissora informa que houve um estouro no tempo da entrevista ao vivo. A repórter já estava sendo orientada a encerrar antes mesmo de o entrevistado começar a falar sobre o referido medicamento. Foi uma questão pontual, não há qualquer recomendação para que o assunto não seja tratado em nossos telejornais.
Assista a entrevista publicada pelo Globoplay.