Neste sábado (16), um caso tomou conta da internet e veio lá de Fortaleza-CE, o apresentador Kaio Cézar se demitiu ao vivo, no encerramento do “Globo Esporte CE”, algo incomum que logicamente viralizou nas redes sociais. Os motivos pelo qual o jornalista teria tomado tal atitude chamou ainda mais atenção – acúmulo de funções, falta de pagamento e de folgas, foram o estopim para o repórter.
O protesto de Kaio foi visto pela maioria dos profissionais do Sistema Verdes Mares (SVM), como um ato de coragem e acabou por revelar outros problemas que jornalistas estariam sofrendo, desde que foi implantada a unificação das redações da TV Verdes Mares, do G1 CE, da TV Diário, do Diário do Nordeste e da Rádio Verdes Mares.
Segundo nota do Sindicado dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), o caso do jornalista Kaio Cézar é “um dos capítulos mais cruéis da crise gerada pelo processo de integração das redações dos veículos pertencentes aos Sistema Verdes Mares”.
No ano passado o sistema já teria demitido mais de 30 jornalistas e radialistas, o que acabou gerando uma série de irregularidades trabalhistas, como jornada de trabalho extenuante, acúmulo de tarefas, desvio de funções e assédios.
O apresentador Kaio Cézar foi um dos demitidos da rádio Verdes Mares AM, passando a ter apenas um único salário, mas continuava trabalhando para a rádio. Segundo funcionários do SVM, Kaio estava há um mês sem folgas, além de produzindo, redigindo, editando e ancorando quadros e programas.
Ainda em nota divulgado no site do sindicato (Leia na íntegra), há acusações de não pagamento das horas extras e precariedade nas redações “o pessoal trabalha que nem escravo”, disse um funcionário.
Desde as primeiras demissões o caso foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e está sendo acompanhado pelo procurador chefe do órgão, Francisco José Parente Vasconcelos Júnior, que requisitou uma série de documentos, como contracheques, aditivos de contratos de trabalho e comprovantes de controle de jornada de 50% dos jornalistas empregados nos veículos.
Sistema Verdes Mares
Como regra do bom jornalismo, o blog teve acesso a nota oficial do Sistema Verdes Mares dando sua versão dos fatos sobre o caso Kaio Cézar, e reiterando a missão de reger toda a atividade do grupo com correção ética, valores morais e diálogo.
Leia na íntegra:
O Sistema Verdes Mares foi surpreendido, na tarde deste sábado (16), com o pedido de demissão do jornalista Kaio Cézar, ao final da apresentação do Globo Esporte, na TV Verdes Mares. Diante da repercussão do fato, o Sistema Verdes Mares esclarece que desconhece os motivos da decisão do apresentador e que vai tratar o assunto internamente, pelos canais adequados, como é a prática na empresa. Reitera, ainda, que rege toda a atividade desde a sua fundação, há quase 50 anos, pela correção ética, por valores morais e pelo diálogo.
A Direção. Sistema Verdes Mares