Reeleito nas Eleições 2022, Eduardo Leite (PSDB) tomou posse na manhã deste domingo (01) como governador do Rio Grande do Sul. Gay assumido, ele chegou à Assembleia Legislativa do estado, em Porto Alegre, acompanhado do médico capixaba Thalis Bolzan, seu namorado. Questionado sobre a presença do amado, o político destacou a importância da família.
“A família é uma base, pra que a gente se sustente e tenha forças pra enfrentar o dia a dia e sou muito feliz pela família que eu tenho e por ter o Thalis, que também compreende o quanto que a vida pública nos demanda, e também me estimula e me dá forças pra seguir em frente”, comentou o governador.
Durante a campanha eleitoral, Leite chegou a denunciar ter sofrido preconceito de Onyx Lorenzoni (PL), seu adversário no segundo turno. O então deputado federal, aliado de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que se ele fosse eleito, o estado teria “primeira-dama de verdade”, ironizando a relação homossexual do tucano.
Em seu discurso neste domingo (01), o governador eleito aproveitou para cutucar o rival. “O povo tomou essa decisão entendendo que a vida pessoal no fim das contas é sobre o amor. Isso não foi um assunto na campanha, quando tentaram fazer disso um assunto, houve o repúdio da população e o que importa é o sentimento que a gente carrega dentro de cada um de nós. E o meu é de muito amor pelo Thalis e pelo povo do Rio Grande do Sul”, disse.
Eduardo Leite se declarou homossexual pela primeira vez em 2021, durante entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo. “Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, afirmou na época.
Leia também: Filipe Pontes, ex-Zorra Total, é preso após agredir a própria mãe