Capítulo 35, sexta-feira, 19 de janeiro
Augusto diz a Carmem que essa é a última noite que ele permite que ela fique em sua casa. Ramiro tenta pressionar Augusto para que ele assine um contrato de compra e venda. Lúcio aconselha Augusto a não vender suas terras. Carmem finge estar surpresa quando Betânia entra apressada e informa que encontraram Betânia morta na lagoa. Augusto pede desculpas a Damião por tudo o que fez. Nesse momento chega Gael, que diz que o corpo encontrado na lagoa é de Kênia. Por telefone, Ramiro diz a Carmem que Ingrid foi embora sem avisar, e que precisa dela em sua casa. Na cabana de Ramona, Paloma dá a notícia a sua avó, dizendo que Damião e Elisa são meio irmãos. Na igreja, Elisa aconselha Gael a dar uma oportunidade para sua mãe. Padre Lupe faz Augusto entender que não é o responsável pela morte de Kênia. Ramona chega a fazenda procurando por Augusto, mas ao ver Horácio prefere retirar-se.
Augusto questiona Padre Lupe quanto ao que ele sabe sobre Carmem, mas este o aconselha a procurar Ramona, para que saiba de uma vez por todas de tudo. Florência se zanga quando é confundida com Elisa por Damião. Elisa entrega a seu pai uma carta que encontrou, uma carta de Kênia. Dolores informa Augusto que Ramona foi procurá-lo, e que pediu que fosse a sua casa. Na casa de Carmem, Ramiro a ameaça com uma arma, dizendo que Ingrid pediu que ele vigasse Kênia. Na cabana de Ramona, ela esclarece para Augusto que no dia do acidente em que Estefânia e Rogério morreram, o carro estava vindo para o povoado, e não indo embora como todos pensam. Ramona diz a Augusto que quem ia fugir com Rogério era Carmem, e que Estefânia tentava impedi-la. Carmem diz a Ramiro que ele só serve para estar na cama e para cumprir as ordens de Almerinda e Ingrid. Ramiro se zanga e aponta a arma para Carmem. Carmem o desafia a atirar. Na cabana de Ramona, ela diz a Augusto que Carmem já estava grávida quando se casou com ele. Sabrina comenta com Paulo que eles precisam se casar, pois ela está grávida. Ramiro exige que Carmem confesse que foi ela quem matou Kênia.
No consultório de Edmundo, Augusto se zanga com o médico por ele não ter dito antes que Carmem já estava grávida antes do casamento. Florência e Damião pedem ao Padre Lupe que os case. Padre Lupe pergunta a Elisa porque ela ainda não esclareceu com Damião que eles não são meio irmãos. Elisa responde que quando foi dizer, encontrou Damião na cama com Florência. Damião diz a sua mãe que foi pedir a seu tio para casá-lo com Florência, e que o casamento será na fazenda. Depois, eles irão viver na capital. Augusto se lembra de quando Ramiro o disse que o filho de Carmem não era seu. Sabrina tenta pressionar Paulo para que ele peça sua mão, já que sua gravidez já começa a ser notada. Ramiro entrega dinheiro a Ingrid e sugere que ela vá viajar para relaxar um pouco, e também para tentar superar a morte de sua filha. Augusto exige a verdade de Ramiro. Ingrid diz a Ramiro que deseja ver Carmem morta, e já que ele não o fez, talvez Augusto faça. Augusto chega alterado e pergunta a Dolores por Elisa. Como ela não está, Augusto manda buscá-la.
Na cabana de Ramona, ela pergunta se Elisa já falou com seu pai, já que com a revelação que é filha biológica de Augusto, sua vida mudará para sempre. Carmem comenta com Betânia que tem muitos problemas com Augusto, por culpa de Elisa, e pede que a amiga a deixe viver um tempo em sua casa. Padre Lupe diz a Ingrid que a única culpada pela morte de Kênia é ela mesma, que muitas vezes Kênia o disse que sofria muito ao lado da mãe, e que ela não era uma boa pessoa. Ingrid agradece Edmundo por seu apoio e ele a convida para jantar. No quarto de Augusto, ele fica de joelhos diante de uma foto de Estefânia e Branca. Carmem chega e diz que apenas foi recolher seus pertences. Augusto, fora de si, a agride. Augusto diz a Carmem que já sabe de tudo, que ela era amante de Rogério, que o filho que esperava era dele, e que quem ia fugir com Rogério era ela. Ele ameaça leva-la na praça e gritar para todo o povoado a verdade. Carmem atira em Augusto. Horácio percebe o que ocorreu, e Carmem o ameaça, dizendo que dirá a polícia que foi ele quem disparou. Damião pede a Gael que seja padrinho de seu casamento, e o aconselha a terminar com Paloma e ser feliz ao lado de Elisa. Horácio diz a Carmem que está disposto a fazer qualquer coisa para não acabar atrás das grades.
Atenção
*Os resumos de novelas e séries são enviados ao Portal Alta Definição pelas emissoras de TV, podendo sofrer alterações de acordo com a edição da produção.