Você já deve ter assistido a filmes ou seriados que conta a história da Viúva Negra. No entanto, a TV Globo vai apresentar nesta quinta-feira (08) a real história de uma das mulheres mais procuradas no mundo, acusada de matar seus ex-maridos. Com mais de 50 anos impune, Heloísa Borba Gonçalves figura na lista da Interpol como o codinome de Viúva Negra. Neste sentindo, o ‘Linha Direta’ – comandado por Pedro Bial – apresenta ‘A viúva’.
Procurada pela justiça brasileira e pelas autoridades do FBI e Interpol, Heloísa, teria hoje 73 anos. Além de suspeita de ser mandante do assassinado de vários ex-maridos também responde por crimes de estelionatário, falsidade ideológica e fraude.
Como aconteceram as mortes?
Para entender melhor o caso, o Portal Alta Definição separa alguns dos crimes abordados no especial do Linha Direta.
- A sequência de mortes de seus companheiros começou no ano de 1971 com um misterioso acidente de carro sofrido por um médico alemão, Guenther Wolf com o qual Heloisa teria se casado pouco tempo antes.
- Seis meses depois ela deu à luz Vitória Leticia e a registrou como filha de Guenther, que herdou toda a fortuna do médico.
- Em 1977, Carlos Pinto da Silva, companheiro de Heloísa, sofreu um atentado a tiros em Salvador, mas sobreviveu.
- Em 1982, ela conheceu o português Irineu Duque Soares, no Rio de Janeiro. Após 5 meses de casamento, o homem foi assassinado.
- Heloísa herdou os bens ao registrar mais um bebê em seu nome: Daniel, de 1 ano e 4 meses, na época.
- Em 1990, aos 40 anos, ela se aproximou de Nicolau Saad, que também foi morto tempos depois.
- Dois anos depois, o coronel Jorge Ribeiro, companheiro de Heloísa, foi brutalmente assassinado.
- Já em 1993, Wagih Murad, de 84 anos, outro ex-marido que morreu após um atentado.
A viúva e uma história de cinema
Muitos elementos e situações inacreditáveis tornam a história da criminosa um enredo que beira a ficção. O perfil das vítimas era semelhante: homens mais velhos, viúvos ou divorciados e com muitos bens.
Investigações do FBI em 2013 rastrearam Heloísa na Flórida, nos Estados Unidos, com outro nome: Heloísa Saad Lopez. Contudo, até hoje seu paradeiro não foi localizado.
O Linha Direta vai ao ar nesta quinta-feira, às 22h55 logo após o Cine Holliúdy. O programa tem direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, e direção de gênero de Mariano Boni.