Uma fala de Sergio Arenillas, narrador esportivo do Grupo Globo e que atua constantemente no SporTV, causou repercussão nas redes sociais e entre seus colegas de emissora. Ele afirmou que a Rainha Elizabeth II, que teve seu funeral nessa segunda-feira (19), “morreu na hora certa”, pois não atrapalhou a realização da Maratona de Londres, prevista para ocorrer no domingo da semana que vem (02/10).
“A rainha morreu na hora certa. Domingo que vem tem a Maratona de Londres. Uma das 6 maiores do mundo e há 20 anos a principal feminina. Já pensou se o funeral forçasse um adiamento/cancelamento? Terá Bekele x Legesse x Geremew x Farah no masculino e Kosgei x Yehualaw no feminino”, escreveu ele, no seu perfil oficial do Twitter.
Desde que foi anunciado o falecimento de de Elizabeth II, Arenillas tem publicado mensagens de críticas a monarquia inglesa. Em um dos textos, ele afirmou que “nenhuma heroína morreu”, ao destacar o legado da monarca. “Elizabeth será lembrada como a monarca da desintegração de um império decadente. Que a aparente imagem inofensiva e os recordes de longevidade não ofusquem todo o racismo e mal que esse império escravocrata e saqueador fez por décadas. É um marco. Mas nenhuma heroína morreu hoje”, disse Sergio, no dia 08 de setembro.
Já em outra publicação, o narrador afirmou que a Escócia, um dos países ligados a monarquia britânica, deveria voltar a pensar em “liberdade”, se referindo a uma possibilidade de independência. “Tomara que consigam a liberdade em breve. Tomara que possam votar outra vez sobre a independência em 2023”, afirmou.
A morte da Rainha Elizabeth II, pela sua magnitude, causou o adiamento de eventos esportivos em todo o país. Jogos da Premier League, o Campeonato Inglês, tiveram uma rodada adiada, assim como algumas partidas da Liga Europa, nos duelos que seriam realizados em Londres. O temor de Arenillas era de que a perda da monarca pudesse afetar também a Maratona de Londres, uma das principais corridas de rua do mundo.
Confira abaixo as mensagens publicadas pelo narrador da Globo:
Leia também: Bolsonaristas atacam jornalistas da BBC em Londres: “Lixo”