Fabio Turci, apresentador interino do SP1 durante as férias de César Tralli, mostrou completa indignação ao comentar um caso de racismo na edição do telejornal local nesta quinta (14). A notícia era sobre um jovem negro que foi abordado pela polícia apenas porque, segundo a PM, o rapaz tinha “cara de ladrão”. O caso ocorreu no litoral de São Paulo, em Santos.
“Você viu que o Lucas não tinha cometido crime algum, ele não estava em atitude suspeita. Ele foi abordado porque ‘tem cara de ladrão’”, lamentou Turci.
Logo na sequência, ainda em tom de desabafo e indignação, o jornalista relatou duas experiências vivenciadas por Itamar, um dos operadores de câmera do telejornal.
“Vou contar uma história pra vocês. Um amigo meu, que está aqui no estúdio. É operador de uma das câmeras do SP1: é o Itamar. O Itamar, um dia, foi parado pela polícia, porque estava dirigindo um carro bacana, o carro da família dele. O policial, com a arma na mão, perguntou o que ele estava fazendo no carro”, disse.
Turci continuou: “O mesmo Itamar, um dia, foi seguido por seguranças de um shopping center, inclusive, ouviu um deles chamando reforço. O Itamar havia ido sacar dinheiro em um shopping center”.
Após compartilhar os casos de racismo, Fabio Turci trouxe para o público uma reflexão: “Essas coisas acontecem, nem sempre com alguém dizendo tão claramente por que estão acontecendo. Mas essas coisas acontecem. A gente, que é branco, é que não sabe, porque com a gente isso não acontece”.
O jornalista ainda questiona: “Nosso papel é informar, a gente está levando para você informação. E o que você faz com essa informação, você se conforma? Está tudo certo, assim? Ou você acha que isso não está certo, que isso não está justo, e você acorda e tenta fazer alguma coisa?”.
Turci encerrou seu depoimento solicitando que outro câmera mostre Itamar, funcionário da Globo há mais de 20 anos. “Grande amigo, grande parceiro, trabalha na Globo há uns 20 anos. Eu contei aqui duas histórias do Itamar. Ele me contou muitas outras. É sobre isso que a gente tem que refletir”, completou.
Confira abaixo o momento do desabafo de Fabio Turci. O trecho do vídeo foi divulgado nas redes sociais pelo jornalista e ativista William de Lucca.
Leia também: Pelé: Netflix divulga detalhes do documentário sobre o Rei do futebol