Capítulo 207
segunda-feira, 27 de julho
Bernardo anuncia aos quilombolas que o garimpo pertence a eles também. A polícia chega na fazenda. Belchior se desespera. Álvaro avisa Isaura que ele e Geraldo irão começar a ler os depoimentos dos suspeitos para tentar descobrir o verdadeiro assassino de Leôncio. Gioconda pede a Tomásia que retire Álvaro e Perpétua de sua casa. Belchior conversa com o Comandante. Helena teme ser morta. Isaura a consola. Álvaro chega no meio da confusão entre Gioconda e Gabriel.
Ao perceber que sua mãe está encabulada com a situação, decide para sua fazenda. Álvaro fica curioso sobre o suposto romance entre Gabriel e sua mãe. Belchior conta ao Comandante como Isaura foi raptada. O Comandante diz a Belchior que ele está protegendo Isaura por ela ser a verdadeira culpada pelo assassinato de Leôncio. Álvaro acalma sua mãe dizendo que faz muito gosto da relação entre ela e Gabriel. Cel. Sebastião fica preocupado com o julgamento de Helena. Geraldo busca Helena.
Capítulo 208
terça-feira, 28 de julho
Francisco pede que Raimundo tente descobrir algo sobre as investigações. Bernardo sai para o garimpo com os quilombolas. Martinho vai até a fazenda conversar com Belchior sobre a morte de Leôncio. Rosa tenta ouvir a conversa dos dois. Branca pensa colocar sonífero para Álvaro dormir ao lado dela. Tomásia e Miguel recebem um bilhete anônimo ameaçando-os de morte caso continuem investigando a morte de Leôncio.
Martinho conta para Raimundo quem matou Leôncio. Começa o julgamento de Helena. Martinho confessa a Belchior que não sabia nada sobre a morte de seu chefe, mas agora descobriu tudo. Belchior se apavora. Rosa diz a André que não conseguiu ouvir toda a conversa entre Martinho e Belchior. Cel. Sebastião testemunha a favor de sua filha. O Comandante Santana pede para que Isaura confesse seu crime. Álvaro jura fidelidade a Isaura. Belchior fica desesperado por ter sido enganado por Martinho.
Capítulo 209
quarta-feira, 29 de julho
Estela pergunta a Branca onde ela esteve no dia em que Leôncio morreu. Diogo testemunha. Martinho conta para Raimundo quem matou Leôncio. Tomásia testemunha, mas o juiz não aceita suas declarações. Isaura quer ver Belchior. Álvaro tenta mais uma vez convencer Isaura a assumir o crime.
Serafina é impedida de dar depoimento. Raimundo e Martinho planejam arrancar dinheiro de Belchior. André tenta arrancar de Rosa o que ela sabe sobre a morte de Leôncio. O promotor pede a condenação de Helena. Geraldo apresenta a defesa de Helena. Belchior fica desesperado por ter sido enganado por Martinho. Eugênia depõe e conta que Dr. Paulo tentou matá-la.
Capítulo 210
quinta-feira, 30 de julho
Gabriel rouba um beijo de Perpétua. Helena é absolvida. Belchior bêbado ameaça matar João e Joaquina. Branca paga Rosa para deixá-la entrar na casa de Álvaro. Martinho manda um recado a Malvina dizendo que sabe quem matou Leôncio. Miguel recebe uma carta de ameaça.
Perpétua flagra Rosa limpando a arma que era de Leôncio. Sebastião, Gioconda, Geraldo e Malvina vão ao encontro de Martinho. Perpétua chega na casa de Álvaro. O Comandante diz que está certo que foi Isaura que matou Leôncio. Raimundo e Martinho são assassinados. Álvaro vai para a fazenda.
Capítulo 211
sexta-feira, 31 de julho
Gioconda proíbe o namoro de Gabriel e Perpétua. Estela se desespera com o plano de Branca. André volta para casa ferido por Belchior. Perpétua flagra Rosa limpando a arma que era de Leôncio. Rosa coloca sonífero na moringa d’água de Álvaro. Helena desconfia de Malvina e Sebastião.
Aurora sente ciúme de Henrique. Branca chega a casa de Álvaro. Branca agradece a ajuda de Rosa. Álvaro está tonto e Branca entra no seu quarto. Francisco encontra os corpos de Martinho e Raimundo.