Capítulo 202
segunda-feira, 20 de julho
André aponta uma arma para Francisco e o expulsa da fazenda. Álvaro decide investigar o assassinato de Leôncio. Tomásia e Miguel também investigar para salvar Isaura. Álvaro desconfia de Geraldo e Malvina. Isaura tem pesadelo com Leôncio. Aurora cobiça Henrique. Bernardo e Moleca chegam ao quilombo. Rosa continua desconfiando de Belchior. Francisco ameaça Belchior. Gabriel comemora seus movimentos com as pernas. Sebastião vai a casa de Gioconda acertar os detalhes de seu casamento. Geraldo avisa Helena que seu julgamento foi marcado. André aponta uma arma para Francisco e o expulsa da fazenda. Gioconda avisa Sebastião que ele é suspeito. Álvaro presta depoimento e visita Isaura.
Capítulo 203
terça-feira, 21 de julho
Sebastião vai a casa de Gioconda acertar os detalhes de seu casamento. André aponta uma arma para Francisco e o expulsa da fazenda. Gioconda avisa Sebastião que ele é suspeito. Álvaro presta depoimento e visita Isaura. Tomásia e Miguel desconfiam de Belchior. Álvaro tenta fazer Isaura se lembrar de alguma coisa referente a morte de Leôncio. O Sargento diz que Tomásia é uma forte suspeita. Malvina lamenta a morte de Leôncio. Para mudar de assunto, Henrique conta a Malvina que Aurora aceitou seu pedido de casamento. Miguel fica indignado com a acusação do Sargento. Álvaro descarta a ideia de que André seja o assassino, pois ele esteve ao seu lado todo tempo.
Capítulo 204
quarta-feira, 22 de julho
Cel. Sebastião sai para depor na delegacia. Gioconda olha as mãos de Perpétua e Gabriel entrelaçadas. Fica surpresa e sai da sala. Moleca decide criar Basílio como seu filho. Bernardo concorda e lhe promete achar sua mãe que um dia foi levada embora do quilombo. Feito isso a felicidade de Moleca estria completa. Tomásia pressiona Belchior para que ele conte sobre o que viu no dia da morte de Leôncio. André sai para falar com o Sargento. Cel. Sebastião fala para o Sargento que ouviu gritos e logo depois viu Belchior sair correndo em direção a mata. O Sargento acredita que o Coronel esconde ainda algo sobre os acontecimentos.
Tomásia e Miguel desconfiam de Belchior. Rosa e André também. Malvina é interrogada e diz que tem um álibe: Geraldo. Conta que o rapaz esteve ao seu lado todo momento. Malvina depõe e logo depois sai para ver Helena. Malvina acusa Isaura alegando que quando uma mulher perde a cabeça é capaz de fazer qualquer coisa. E a alerta que se uma delas tiver de ser condenada que seja Isaura e não ela.
Capítulo 205
quinta-feira, 23 de julho
Henrique começa a depor. O Sargento diz a ele que também é um suspeito, visto que também desejava a morte do senhor Leôncio. Flor-de-Lis aparece na delegacia para ver o Sargento. Ao ver Henrique, pede para seu amado que o prenda. Após seu depoimento, o Cel. Sebastião tenta acalmar Helena para seu julgamento. Isaura lamenta para Malvina que provavelmente ela será a condenada, mesmo sendo inocente. Malvina se acalma e pede desculpas para Isaura, lhe dizendo que ela realmente não é culpada.
Bernardo decide levar os quilombolas para o garimpo como forma de assegurar seu terreno de trabalho e renda. João e Joaquina pressionam Belchior que se irrita com uma raiva monstruosa. João começa a suspeitar dele. André e Rosa são interrogados pelo comandante Santana. Rosa se contradiz diante do Sargento e do Comandante. Tomásia e Miguel vão ao local do crime tentar descobrir alguma pista. Miguel suspeita que Belchior possa estar sendo ameaçado pelo assassino. Cel. Sebastião sai para falar com Serafina sobre seu depoimento a favor de Helena. Geraldo questiona Malvina sobre a morte de Leôncio. Malvina nega ser culpada.
Capítulo 206
sexta-feira, 24 de julho
Álvaro suspeita que Malvina seja a culpada. Branca sente dores na barriga. Estela quer chamar Diogo, mas Branca não deixa. Rosa não quer saber de Isaura. Acredita que sua carta de alforria não existirá mais. Gabriel confessa a sua mãe que possui um verdadeiro afeto por Perpétua e que é correspondido por ela também. Gioconda é contra o amor dos dois. Álvaro e André conversam sobre o assassinato. Álvaro desconfia de André, pois na verdade eles não estiveram sempre juntos.
Belchior conversa com o Comandante. Álvaro tenta acreditar na inocência de André. Diogo não consegue falar com uma das vítimas do Dr. Paulo para testemunhar a favor de Helena. Cel. Sebastião encontra Serafina e Margarida na rua. Não resiste e lhes implora os testemunhos contra o Dr. Paulo. Álvaro avisa Isaura que ele e Geraldo irão começar a ler os depoimentos dos suspeitos para tentar descobrir o verdadeiro assassino de Leôncio. Rosa fala para o Sargento que Belchior não quer depor.
Henrique encontra Geraldo beijando Malvina e não os reprovam. Tomásia acha uma garrafa de rum e um fio de cabelo branco na casa abandonada. Martinho e Francisco observam Miguel e sua mulher de longe. O Sargento sai atrás de Belchior. Bernardo anuncia aos quilombolas que o garimpo pertence a eles também. A polícia chega na fazenda. Belchior se desespera. Gioconda pede a Tomásia que retire Álvaro e Perpétua de sua casa. Pedrinho conta para Álvaro o ocorrido sobre Perpétua. Helena teme ser morta. Isaura a consola. Belchior conversa com o Comandante.
Confira outros resumos de A Escrava Isaura!