Capítulo 197
segunda-feira, 13 de julho
Isaura foge pela mata. Leôncio sai atrás dela e a alcança. Tomásia ampara Miguel, que está muito nervoso e desesperado pelo rapto de sua filha. Serafina vai até a casa do Cel. Sebastião dizer que agora não é mais uma rameira. Ele deve então decidir com quem irá se casar. O Coronel escolhe Gioconda. Rosa e Joaquina estão rezando quando de repente uma ideia surge. Rosa se lembra que existe uma casa abandonada na fazenda. Leôncio pode ter levado Isaura para lá. Henrique decide ir atrás de Isaura. André diz a Álvaro que há uma possibilidade de Isaura estar presa em uma cabana de caça do Comendador.
Cel. Sebastião suspeita do mesmo lugar que Rosa. Sai então para ajudar Isaura. Malvina pega uma arma e vai atrás de seu pai. Joaquina avisa Miguel e Tomásia sobre o que ela ficou sabendo. Eles saem as pressas. João desconfia também da cabana. Ele e o Sargento vão na direção certa agora. Leôncio beija Isaura que ainda está desacordada. Leôncio chora aos pés de Isaura que está desmaiada. Joaquina reza por Isaura. Para deter Isaura, Leôncio a sufoca. Isaura desmaia. De repente um barulho surge atrás de Leôncio. Com um golpe rápido uma faca entra pelo corpo dele, o que o faz cair no chão.
Capítulo 198
terça-feira, 14 de julho
Leôncio cai morto ao lado de Isaura que tenta tirar a faca do peito do seu ex-senhor. O Sargento chega e encontra Isaura com uma faca ensanguentada nas mãos. Na mesma hora dá ordem de prisão a ela. Álvaro chega na cabana e vai ver Isaura. Chegam também no local Miguel, Tomásia, Cel. Sebastião, Henrique, Geraldo, Malvina, Belchior, Rosa, André e João. O Sargento pede a todos que compareçam na delegacia. João levanta a dúvida: quem realmente matou Leôncio. O Sargento lê a carta em que Helena confessa que matou Dr. Paulo. Joaquina chora pela morte de Leôncio.
Capítulo 199
quarta-feira, 15 de julho
Rosa e Joaquina acham que Belchior sabe quem matou Leôncio. André e João levam o corpo de Leôncio para a charrete. Isaura fica triste com sua prisão. O Sargento recebe a ordem de prisão para Helena e outra para Isaura. O juiz manda soltar Diogo. Aurora consola Helena. Helena se despede de Diogo antes de ser presa. O Sargento não cede aos apelos de Álvaro e manda levar Isaura para cela.
Isaura é presa. Álvaro faz companhia para Isaura na cadeia. Malvina chora a morte de Leôncio. João desconfia de André. Belchior vai a pedido de Malvina perguntar a Álvaro se poderá enterrar Leôncio na fazenda. Álvaro e Isaura pensam nos suspeitos. Branca fica feliz com a prisão de Isaura. André e João se negam a ir ao enterro.
Capítulo 200
quinta-feira, 16 de julho
Leôncio é sepultado. Helena presta depoimento. Helena encontra Isaura na cela. Francisco ameaça vingar a morte de Leôncio. Rosa cobra a carta de alforria a Sebastião. Isaura e Helena conversam. Aurora conta a Sebastião que Helena foi presa. Malvina desconfia que Sebastião matou Leôncio. Todos suspeitam de Belchior. Gabriel com a ajuda de Perpétua consegue mexer a perna.
Capítulo 201
sexta-feira, 17 de julho
Pedrinho conta a Perpétua e Gabriel sobre a morte de Leôncio e a prisão de Isaura. Rosa fala que desconfia de Belchior. João e Joaquina colocam Rosa contra a parede. Gioconda declara sua desconfiança em Tomásia. Sebastião diz que Malvina também é suspeita. Belchior diz que não vai esquecer a cara que Leôncio fez quando levou as facadas, o que aumentam as suspeitas sobre ele.
Rosa e André ficam um desconfiando do outro. Álvaro pensa com tristeza em Isaura. Geraldo sugere que Isaura assuma o crime, mas ela se nega a mentir. Sebastião tem pesadelo com Leôncio. Isaura e Helena ficam desconfiadas com a sugestão de Geraldo.