O Aparecida Debate desta terça-feira (6), às 22h, vai falar sobre o sistema carcerário no Brasil. A repórter Rafaela Lourenço vai receber duas convidadas nos estúdios da TV Aparecida para abordar diversos tópicos relacionados ao tema.
Primeiro, o programa vai explicar a questão de que a superlotação dos presídios é um dos maiores desafios das autoridades no país. E que as celas ficam cada vez mais cheias devido ao déficit de unidades prisionais. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em 2024, o sistema prisional brasileiro tem quase 209 mil pessoas que ainda aguardam o julgamento dos seus processos.
E para responder questões sobre as formas de resolver a superlotação e como oferecer dignidade humana as penitenciárias para conseguir reinserir essas pessoas na sociedade, o programa conversará com Sabrina Carmo, psicóloga especializada em produção de dados e trabalha no Instituto Recomeçar, desde 2019. Ela é a criadora da metodologia psicossocial aplicada no atendimento aos egressos do sistema carcerário.
O programa ainda receberá Lane Oliveira, advogada criminalista. Ela possui experiência no atendimento imediato de prisões em flagrante, audiências de custódia e dedica-se à defesa e acompanhamento de processos criminais e execuções penais.
Ainda nesta edição do programa, será exibida uma reportagem sobre os números da população carcerária no Brasil e o trabalho fundamental da pastoral carcerária.
O Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h.