A Netflix lançou na Ășltima semana a primeira parte da Ășltima temporada de The Crown. E, pela primeira vez em uma nova temporada de sĂ©rie, a pausa entre os episĂłdios era necessĂĄria. Isso porque os quatro episĂłdios lançados focam no breve relacionamento da princesa Diana com multimilionĂĄrio egĂpcio Dodi Al-Fayed. A sĂ©rie conta desde a viagem de fĂ©rias de Lady Di com os filhos em Saint Tropez atĂ© os acontecimentos que culminaram sua morte. Portanto, um evento difĂcil de superar atĂ© em uma sequĂȘncia de narrativa.
Diferente de outros episódios da série, a narrativa traz Diana em primeiro plano deixando na penumbra os sentimentos de insatisfação da rainha. A alta publicidade conquistada pela princesa e suas fotos constantes nos jornais, mesmo contra sua vontade, eram um ponto delicado. Peter Morgan, diretor e roteirista da série, faz um trabalho fantåstico ao narrar os sentimentos vividos por Lady Di. O telespectador sente na pele sua falta de privacidade e a perseguição exacerbada de olhares e paparazzis. São quatro episódios de 1 hora que passam råpido como um filme.
AlĂ©m disso, a sĂ©rie reserva um episĂłdio inteiro para se dedicar aos dias sequenciais ao anĂșncio da morte de Lady Di atĂ© o desfile fĂșnebre. E nĂŁo era para ser menos. O silĂȘncio da rainha por 5 dias apĂłs a morte de Diana foi uma das açÔes mais criticadas pela imprensa britĂąnica e pela população na Ă©poca.
Assim como na temporada anterior, Elisabeth Debicki interpreta Diana com primor dando força para sua nomeação como melhor atriz coadjuvante no Emmy Awards 2023 por The Crown.
Sexta e Ășltima temporada de The Crown
A sexta temporada serĂĄ a Ășltima da sĂ©rie e nĂŁo seguirĂĄ atĂ© a morte da rainha, como foi cogitado pelos fĂŁs apĂłs seu falecimento. Na segunda parte que serĂĄ lançada, a sĂ©rie irĂĄ entrar no sĂ©culo 20. O teaser jĂĄ lançado traz alguns spoilers com cenas de William e Harry enfrentando a mĂdia agressiva durante a adolescĂȘncia, o casamento de Charles e Camila e a entrada de Kate Middleton a famĂlia.