Após decisão do do STF que determinou a prisão de réus após todos os recursos na justiça, e não mais após a segunda instância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a prisão em Curitiba na tarde desta sexta-feira (08).
Por volta das 16h16 da tarde, o juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba, expediu o alvará de soltura a partir daí todas as principais emissoras de TV aberta se movimentaram para noticiar o caso. Quem primeiro entrou ao vivo foi a Band, seguido da Record News e Record TV que exibiram tudo ao vivo.
Leia também > Globo anuncia nova estrutura em meio a dança de cadeiras e demissões
Durante toda a cobertura das demais emissoras, a Globo, líder de audiência no país, não abriu nenhum plantão, como era esperado pelo grande público. O canal se limitou apenas a um boletim do JN com menos de 60 segundos. Enquanto isso o Brasil Urgente (Band) exibiu saída, parte do discurso e análises de especialistas sobre a decisão do STF.
Na Record TV a soltura de Lula tomou conta do Cidade Alerta, em seguida Adriana Araujo e Sergio Aguiar assumiram um plantão especial do JR, com a exibição do discurso de Lula em frente a prisão em Curitiba. Às 18h a emissora cortou a transmissão para abrir a programação local. Ficando apenas com sua “filha”, a Record News, que se manteve ao vivo.
Mesmo não explorando o caso na TV aberta, a GloboNews exibiu tudo ao vivo no ‘Edição das 16h’ e ‘Edição das 18h’. Vale destacar também que, a RedeTV! interrompeu sua programação para um plantão de alguns minutos sobre o caso.
O SBT manteve sua programação normal.
Lula estava preso desde abril do ano passado, na superintendência a Polícia Federal, na capital paranaense. Na ocasião a Glob, Record e Band exibiram tudo ao vivo interrompendo toda sua programação.