Após sair da prisão depois da decisão do STF, o ex- presidente Luiz Inácio Lula Da Silva voltou a criticar a TV Globo, Record TV e SBT abertamente em seu segundo discurso, em São Bernardo – SP. A TV Globo já tinha sido alvo das críticas na primeira fala de Lula, ainda em Curitiba. Por conta disso, os telejornais das duas principais emissoras tiveram grandes dificuldades em produzir reportagens sobre o discurso.
Para reportagem do Jornal Nacional deste sábado (09), a repórter Graziela Azevedo gravou sua passagem (momento em que o repórter aparece na matéria) aparentemente em frente ao local do discurso, mas de forma quase invisível, já que o microfone não carregava o logo da Globo. A emissora mostrou todos os detalhes do discurso que teve um tom bem agressivo, mas não mostrou o momento da crítica à TV Globo: “Lá em cima está o helicóptero da Rede Globo de televisão pra falar merda sobre o Lula outra vez”, disse. Em outro momento, a Globo ainda foi acusada de liderar uma quadrilha “criada para criminalizar o PT e dizer que Lula era bandido”.
Logo após voltar pra o estúdio, a apresentadora Larissa Pereira leu a nota de repúdio aos ataques de Lula: “A Globo repudia os ataques do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A prova de isenção da emissora é a transmissão do discurso que o ex-presidente fez ontem e hoje. Também é prova de sua isenção ser alvo de ataques dos extremos do espectro político hoje, tão radicalizado. A Globo faz jornalismo sério e continuará a fazer. Sem se intimidar e sem jamais perder a serenidade”.
Leia também > Globo ignora primeiro discurso de Lula após deixar a prisão
Já na Record TV a situação não foi diferente, o principal telejornal da emissora, Jornal da Record, precisou se virar nos 30 para produzir uma reportagem. A repórter Cleisla Garcia até usou o microfone da emissora, mas gravou sua passagem quase escondida em um prédio bem distante do local.
Diferente da TV Globo, a Record TV não divulgou nota contra a fala de Lula, que afirmou: “Na prisão eu era obrigado a ver TV aberta. A TV do Silvio Santos tá uma vergonha, a Record tá uma vergonha, a Globo continua uma vergonha”, colocando também o SBT no discurso de revolta. No entanto, o Jornal da Record relembrou na mesma matéria todos os crimes em que o ex-presidente foi acusado.