O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) assistiu o jogo do Brasil na última segunda-feira (28) direto do Estádio 974, em Doha, no Catar. A viagem do parlamentar ao país-sede da Copa foi alvo de polêmicas e cobranças por parte de militantes e bolsonaristas, mas ele se pronunciou nesta terça-feira (29).
Através de vídeo, o filho de Jair Bolsonaro (PL) aparece mostrando uma mão cheia de pendrives e justifica a razão pela sua viagem. “Nesses pendrives aqui tem vídeos em inglês explicando a situação do Brasil. Eu espero que você não creia que aqui no Catar só se fale em Copa do Mundo. Só pra lembrar a você, a FIFA tem mais membros que as próprias nações unidas. A imprensa inteira tá aqui e é por isso que a Esquerda faz tanto esforço e até projeto de lei pra criminalizar quem fale algumas verdades na cara de outros brasileiros, que tem esperança em voltar as tetas da Lei Rouanet, etc.”, iniciou.
E acrescentou: “Toma cuidado! A esquerda não está preocupada com a tua segurança e nem a economia. Será que você não consegue olhar a estratégia que tem por traz disso? Será que você não consegue perceber a importância da comunicação internacional? Será que a gente vai ter que perder um dos pouquíssimos acessos sobre isso. Pensa um pouquinho sobre isso antes de bater palma porque eu apareci no Jornal Nacional”.
A publicação da justificativa se deu logo após seu nome ser destaque entre os mais comentados do país das redes sociais. Flagrado tirando fotos com a esposa e amigos pelas câmeras da FIFA, os bolsonaristas, que ‘encabeçam’ protestos desde o resultado das eleições, em 30 de outubro, passaram a cobrar uma justificativa pela viagem do parlamentar, o que causou estranheza no deputado.
A menção “E o Eduardo” somou mais de 51 mil publicações e “Eduardo Bolsonaro”, mais de 95 mil, se estendendo da noite da segunda-feira até a manhã da terça, quando veio a tona o vídeo do deputado. A justificativa não foi bem aceita pelos militantes e parte dos bolsonaristas, o que levou novamente o nome do deputado aos trend topics na tarde de hoje.
A ação de Eduardo Bolsonaro em rebater os críticos virou meme na web. Confira alguns:
Mais polêmica com manifestantes
Quem também resolveu se resolver com manifestantes referente ao “abandono do patriotismo” foi o pastor bolsonarista Silas Malafaia. Ele foi flagrado em um luxuoso resort em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco, e após publicação do “vazamento” nas redes sociais, ele rebateu: “Eu não sou hipócrita. Toda manifestação que eu falei para o povo participar, eu estava lá: 7 de setembro do ano passado e deste ano”.