Não foi dessa vez que a Globo conseguiu parar o sucesso ‘A Hora da Venenosa’ nem muito menos a reprise de ‘Bela a Feia’, mas ela tentou e de forma assustadoramente igual a própria concorrente. Só nesta última segunda-feira (30) do mês de setembro, a emissora apresentou seu ‘Jornal Hoje’, ao estilo policialesco e o ‘Se Joga’, com inspirações no ‘Balanço Geral’, mas com um misto de outras cópias que chega a ser difícil citá-las.
O resultado foi uma tarde desastrosa, com pouca diferença entre as duas maiores emissoras, a Globo ficou com 9.7 pontos contra 8.7 da Record TV, das 11h50 às 15h16, de acordo com dados prévios na Grande São Paulo. Ainda não é possível afirmar o que foi pior para a audiência da Globo, se as duas estreias ou o peso da estreia da concorrente. De acordo com dados prévios Geraldo Luís já começou a tarde se aproximando da emissora dos Marinhos. No horário do Globo Esporte a emissora ficou na liderança com 10,0 vendo a Record TV bem próximo com 9.3 e o SBT em terceiro com 5.9.
Jornal Hoje
Foi começar o novo ‘Jornal Hoje, sob o comando de Maria Júlia Coutinho, e os índices de audiência ficarem ainda mais difíceis para a Globo. Novamente a diferença da emissora para a Record TV, em São Paulo, foi de um ponto. O Jornal Hoje marcou 11,1, Balanço Geral 10,1 e o SBT 6,5 , das 13h25 às 14h20.
Leia também: “Novo ‘Jornal Hoje’ aposta nos assuntos policiais e público não perdoa” está bloqueado
Um primeiro programa bem turbulento para a competente Maju que precisou lidar com um novo modelo, o telejornal parece ter se inspirado no jornalismo policial da Record TV e SBT. Foram longos minutos de assassinatos a enterros, sem uma pauta leve. O desespero da globo começou a ficar visível, quando apenas às 13h50 ela abriu o primeiro intervalo comercial.
No mesmo JH ela lançou um GC fixo na tela com tarjas que deixavam claro o estilo “pesadão, e no fim ainda fez a transição com o Se Joga sem subir os créditos e o selo de encerramento. Uma clara intenção de segurar a audiência, exatamente como faz a Record TV.
Se Joga
O que já não estava bom, só piorou com a chegada do ‘Se Joga’ de Fernanda Gentil, Érico Braz e Fabiana Karla. Como diria um meme: o programa parece ter nascido já “fracassado” e todo mundo na web já tinha percebido. Foi um show desesperador, com um único momento de respiro: o quadro do humorista Paulo Vieira. Aliás, o mesmo que ele apresentava no finado ‘Programa do Porchat’, da Record TV.
Nem com a presença da atriz Paola Oliveira, que faz sucesso como a Vivi Guedes de ‘A Dona do Pedaço’, o programa se salvou. Teve inspiração até na gritaria do ‘Fofocalizando’, do SBT. Quando os três apresentadores falavam ninguém entendia nada, mas a web também tinha previsto isso. Assim como o ‘Hora da Venenosa’, que nesse instante estava voando na liderança, o no programa também apresentou fofoquinhas, mas naquele estilo bem chapa branca.
Teve também um quadro que a gente já viu no Silvio Santos, ou bem parecido com um do programa Eliana e do Domingo Legal. Ah, teve também a abertura do programa que traz a sugestiva letra: “vem balançaaaar”.
O resultado da estreia do se Joga foi a vice-liderança isolada, sendo ainda ameaçada pelo SBT durante alguns minutos. O novo programa da Globo não viu a liderança em nenhum minuto, perdendo para o Balanço Geral e Bela a Feia em São Paulo, Salvador, Goiânia e Belo Horizonte.
Audiência prévia do Se Joga:
- SP: Globo 8,6 / Record TV 10,7 / SBT 5,6
- SAL: Globo 6.8 / Record TV 14,6 / SBT 4,4
- GOL: Globo 5,5 / Record TV 12,5 / SBT 4,5
- BH: Globo 8,6 / Record TV 11,1/ SBT 2,9
Vale lembrar que todos os dados de audiência citados neste texto são prévios, obtidos pelo blog através de terceiros e podem sofrer alterações nos consolidados desta terça-feira (01/10).