O jornalístico da TV Aparecida traz mais um tema importante nesta quarta-feira (13), às 19h30: a Lava Jato. Mediado pelo jornalista Marcelo Zanini e com a presença de dois convidados, o programa vai avaliar se a força-tarefa fez o Brasil criar uma cultura de combate à corrupção e ainda o saldo desse movimento para a política, a economia e a sociedade.
Logo no início da produção, o repórter Guilherme Machado vai às ruas ouvir a opinião da população. Entre outras dúvidas, o Aparecida Debate quer saber se a Operação Lava Jato, um dos marcos no combate à corrupção no Brasil, fez os brasileiros enxergarem melhor esse grave problema, envolvendo grandes nomes da política, doleiros, lobistas e pessoas do alto escalão do funcionalismo público.
Leia também > Record TV divulga chamada com novo horário do ‘Jornal da Record’
Muita gente foi presa e parte do dinheiro envolvido na corrupção devolvido aos cofres públicos. A força-tarefa segue com as investigações e conta com o apoio do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. À frente de tudo isso, um nome ganhou destaque, o do então juiz Sérgio Moro, hoje Ministro da Justiça e Segurança Pública. No vazamento de supostas mensagens trocadas entre Moro e o Procurador da República, Deltan Dallagnol, é mostrado o juiz orientando o trabalho dos procuradores e cobrando resultados da operação. Isso levantou questionamentos quanto à forma pela qual as investigações foram conduzidas. Apesar disso, quatro entre 10 brasileiros dizem que a Lava Jato não cometeu excessos em sua atuação.
Os convidados que vão avaliar todo esse processo no programa são: Marco Fagundes Borlido, advogado criminalista, especialista em Direito Penal econômico e Teoria do crime, que atua com Direito Penal voltado ao público empresarial, e André Lozano, advogado e mestre em Direito Penal pela PUC de São Paulo, coordenador do Departamento de Iniciação Científica do Ibc-crim, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.