Campeão Mundial pela França em 1998, Zidane foi ovacionado ao receber a tocha olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ele participou do revezamento final, antes da pira ser acesa pelos tricampeões olímpicos Marie-José Perec, do atletismo, e Teddy Rinner, do judô.
Na cerimônia, Zidane participou da fase final do revezamento no palco, sendo muito aplaudido pelo público. Na sequência, ele repassou a tocha para o tenista espanhol Rafael Nadal, medalhista em duas Olimpíadas e que disputará pela última vez o torneio em Paris.
Depois, a tocha ainda passou pelas mãos da ginasta romena Nadia Comaneci, do velocista americano Carl Lewis e da tenista americana Serena Williams, todos multicampeões olímpicos.
A tocha tinha que passar pela mão do mestre, né? 💥 #Paris2024 #CerimoniaDeAbertura #JogosOlímpicos #GlôNasOlimpíadas pic.twitter.com/IDDDnupFix
— TV Globo 📺 (@tvglobo) July 26, 2024
Quem é Zidane?
Um dos maiores, se não o maior, jogador de futebol da França em toda a história, Zinédine Zidane tem 52 anos e atuava como meio-campo. Fez uma longa carreira na Juventus, da Itália, e no Real Madrid, da Espanha. Conquistou inúmeros prêmios individuais, como o de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA.
Já pela Seleção Francesa, foi campeão do Mundo em 1998, em uma final contra o Brasil, e da Eurocopa de 2000. Em 2006, foi vice-campeão da Copa do Mundo, em uma decisão na qual acabou expulso, após dar uma cabeçada no jogador italiano Materazzi.