Uma viagem considerada urgente de Marcio Frias, ator e Secretário de Cultura do Governo Bolsonaro (PL), aos Estados Unidos, foi assunto na edição de ontem (10) do Jornal Nacional. Os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos teceram críticas a viagem, que teve um gasto aproximado de R$ 39 mil aos cofres públicos.
A viagem de Marcio Frias e os gatos cometidos nela ganharam notoriedade após serem expostas pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O colunista havia consultado o Portal de Transferência do Governo Federal e obteve as informações de que a viagem teria sido de forma “urgente” e que o secretário foi discutir “um projeto cultural envolvendo produção audiovisual, cultura e esporte” com o lutador de jiu-jitsu brasileiro Renzo Gracie.
Com tamanha repercussão, o assunto foi tema já na escalada do Jornal Nacional e recebeu críticas por parte dos apresentadores. Renata relatou não saber o motivo de tal urgência. Já Bonner alfinetou o secretário e afirmou não saber o “por que a reunião não foi online, como o planeta inteiro começou a fazer na pandemia”.
Em reposta ao Jornal Nacional, a assessoria da Secretaria de Cultura afirmou que Mario Frias teve outros compromissos durante a viagem, mas não quis citá-los.
Leia também: Jovem Pan: Cenário cai em cima de comentarista