Já imaginou assistir filmes, novelas, séries e documentários tudo de graça? Essa é a proposta do Vix, que acabou de fazer sua entrada no segmento de streaming no Brasil. A empresa trouxe para o país a Vix Cine e TV, uma plataforma que já estava presente em outros mercados da América Latina desde outubro de 2019.
O CEO da Vix, Rafael Urbina, contou como surgiu a ideia de entrar no segmento de streaming: “Começamos, há anos, a fazer muitos vídeos para as plataformas sociais, em todas as redes, atraindo milhões de pessoas. A partir daí já enxergamos uma oportunidade no alto consumo de vídeo no meio digital. Fomos aumentando o tempo dos vídeos e vendo o interesse das pessoas em consumirem conteúdos mais longos. A partir daí começamos a planejar como entrar no segmento de streamings”, disse.
A empresa tem investido pesado na estrutura do Vix Cine e TV, para isso, comprou a Pongalo, empresa de streaming com sede em Los Angeles, que tem como foco a exibição de conteúdo para o mercado latino-americano.
É gratuito mesmo?
A pergunta que não quer calar: Como é possível ser gratuito, uma vez que os gigantes do mercado como Netflix e Amazon Prime possuem assinaturas entre R$ 9,90 a mais de R$ 30,00? A resposta é simples: o modelo de negócio difere do adotado pelas grandes empresas, na Vix Cine e TV, o usuário não pagará nada para consumir os conteúdos, porque são monetizados por meio da exibição de inserções publicitárias durante a exibição.
O modelo, chamado de AVOD (ad-supported vídeo on demand) foi adotado pela empresa que acredita no seu poder de crescimento no mercado brasileiro: “As projeções são de que o advertising vídeo deva crescer e até ultrapassar, em termos de usuários, o subscription (modelos por assinatura). Essa uma opção interessante para as pessoas, já que boa parte da população não tem condições financeiras de assinar e pagar por tantos serviços de streaming”, pontua Urbina.
Conteúdos
A versão em Português que já encontrasse disponível através de uma página na web e também em lojas oficiais do IOS e Android, terá uma curadoria de conteúdo feita diretamente pelos profissionais da base da Vix em Los Angeles, e outra, realizada por uma equipe de São Paulo.
Nessa etapa inicial, a plataforma oferece séries como ‘Bitten’, ‘Haven’, ‘Gracepoint’ e filmes como ‘Tempestade de Meteoros’ e até brasileiros como ‘Estamos Juntos’. Outro atrativo são as novelas do canal venezuelano RCTV, como a trama ‘Piel Salvaje’ (Pele Selvagem) de 2016.
Leia também: SBT inicia transmissão por streaming nos Estados Unidos com programas e novelas de sucesso