No Viver Sertanejo (TV Globo) deste domingo (24), apresentado por Daniel, o programa estreia a primeira parte de um especial dedicado à Festa do Peão de Barretos, maior festival de música sertaneja da América Latina, que neste ano completa 70 anos. O episódio resgata a trajetória do evento, que começou oficialmente em 1956, mas tem raízes ainda mais antigas, quando peões boiadeiros de diferentes estados se reuniam nos fins de tarde em Barretos para celebrar a cultura local.
O programa conta com entrevistas de Jerônimo Luiz Muzetti, presidente da associação “Os Independentes”, que relembra os primeiros tempos da festa e destaca manifestações culturais que se tornaram marcas registradas, como a catira, o toque do berrante e o concurso de viola. Também são apresentadas curiosidades, como a criação do Parque do Peão, projetado por Oscar Niemeyer, palco central do festival.
Entre os convidados, Matogrosso recorda sua primeira participação em Barretos, em 1977, e Mathias relembra ter conhecido o festival ainda criança. Ambos cantam com Daniel o clássico “Boi Soberano”, de Tião Carreiro e Pardinho. Já Edson & Hudson compartilham com bom humor suas primeiras experiências na festa, entre dificuldades e apresentações improvisadas, que marcaram o início da carreira da dupla.
Receba atualizações em primeira mão!
Para encerrar esta primeira parte do especial, que continua no domingo seguinte (31), os artistas se reúnem no palco para interpretar juntos “Dia de Rodeio”, celebrando a história, a música e a emoção de Barretos.

O programa é exibido aos domingos, logo após o Globo Rural, e integra a cobertura da Festa do Peão, transmitida ao vivo para todo o país pelo Circuito Sertanejo, na TV Globo, Multishow e Globoplay, com apresentações de Ana Castela, Zé Neto & Cristiano e Nattan em diferentes datas e horários.