O programa Arquivo A desta quinta-feira, 10 de fevereiro, visita uma das terras da uva no Brasil: a cidade de Jundiaí (SP). A reportagem da TV Aparecida vai mostrar como foi a transição das plantações de café para o plantio de parreiras na região e como o surgimento da uva de variedade niágara rosada fez o município se destacar na vitivinicultura brasileira, o cultivo das vinhas e fabricação de vinho.
A equipe do programa também conheceu a história da imigração italiana no interior de São Paulo, o legado da cultura italiana na produção de vinhos e sucos de uva, além da feita com produtos à base da fruta.
Para mostrar todo esse processo, a repórter Camila Morais entrevistou produtores de uva, uma enóloga, donos de restaurantes e adegas, e gestores de cultura e turismo de Jundiaí, cidade que tem seu turismo voltado à uva e ao vinho.
Você sabia?
Segundo levantamento da produção do Arquivo A, atualmente a cidade de Jundiaí tem mais de 130 produtores da uva niágara rosada, que é responsável por abastecer 30% de todo o mercado dessa variedade no Estado de São Paulo. O munícipio possui 1 milhão e 500 mil pés da uva niágara e 110 mil pés das outras variedades.
A reportagem também mostrará a adega onde são produzidos os vinhos que foram servidos aos papas Bento XVI e Francisco quando estiveram no Brasil.
O Arquivo A vai ao nas noites de quinta-feira, a partir das 22h00, na TV Aparecida.
Leia também: Jovem Pan divulga editorial repudiando manifestações em defesa do nazismo