O PlayPlus segue investindo em conteúdos jornalísticos inéditos. A viagem de Roberto Cabrini ao Afeganistão rendeu um documentário que narra os bastidores de uma jornada que poderia ter tido um desfecho trágico.
Na produção, exclusiva para a plataforma, o jornalista conta os detalhes de sua mais recente viagem ao Afeganistão, em setembro deste ano. Logo após a retirada das tropas dos Estados Unidos e a volta do Talibã ao poder, ele aceitou o desafio de se arriscar a entrar no país para produzir uma série de reportagens que foram ao ar na Record TV.
“Aqueles que se apaixonaram pela série “Missão Cabul”, exibida na Grande Reportagem, do Domingo Espetacular, terão a oportunidade de conhecer detalhes de seus bastidores e se reencontrar com personagens fascinantes que tive o privilégio e a responsabilidade de revelar nos desafiadores dias de Afeganistão. Toda minha família pediu para eu que não fosse”, confessa o jornalista.
Cabrini afirma que o projeto tem o intuito de não vilanizar os talibãs.
“Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é julgar uma cultura diferente da sua por seus próprios princípios. É preciso estar aberto quando entramos em contato com a diversidade de outras civilizações”, diz ele.
Depoimentos de Cabrini revelam encontros marcantes com pessoas que, mesmo conscientes dos riscos que corriam, optaram por não ter suas vozes caladas. Ele fala da jovem professora proibida de lecionar, da menina de apenas 12 anos que sonha em estudar, da mulher que vendeu uma das filhas para poder comprar remédios para outra que estava doente. E ainda traz detalhes os bastidores de uma das entrevistas mais importantes de sua carreira, duas horas com Enamullah Samangani, representante oficial do Talibã e um dos porta-vozes do novo governo.
Um dos momentos mais tensos de toda a viagem foi a tentativa de voltar para casa. O jornalista e sua equipe passaram uma noite ao lado de talibãs, bem no dia do aniversário do comunicador. Foram cerca de 8 horas de medo e, ao mesmo tempo, de descontração. De um lado, armas de guerra. Do outro, muita conversa e “sessões de fotos”. Essa ambiguidade se faz presente durante o documentário.
Com uma linguagem diferente da usada em televisão, a produção tem o objetivo de envolver o espectador com as histórias inéditas do povo afegão. Os homens que andam com um míssil na mão e um Alcorão na outra. O pânico dos moradores. A ameaça às mulheres. O grupo extremista ISIS-K, inimigo do Talibã. Mas revela também a esperança. Um povo sofrido que ainda sonha em viver dias melhores. Nas palavras de Cabrini, “resistência é a palavra que mais chama a atenção em relação à cultura afegã”.
‘Missão Cabul – Por Trás das Câmeras’ está disponível no PlayPlus.
Leia também: Documentário ‘O Caso Prevent Senior’ estreia no Globoplay