O Roda Viva (TV Cultura) desta segunda-feira (29) exibiu um debate com a ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan. Ele, assim como todos jornalistas presentes, iniciaram suas participações se solidarizando com a apresentadora Vera Magalhães, que recebeu ofensas por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), durante debate na Band no último domingo (28).
Antes de mais nada, eu vou pedir a sua licença, Vera, pra prestar minha solidariedade a você pela insólita agressão que você foi vítima, por acaso num debate, com os candidatos à presidência. Me é caro por que eu vi lá que uma pergunta foi feita pela Patrícia Campos Melo, que também foi vítima de agressão, me lembrei da Miriam Leitão que também foi. E me lembro por duas coisas. Primeiro foi: minha filha também é jornalista de televisão. E o segundo é que eu tenho uma pura admiração pelo papel da mulher jornalista, que estão dominando o pedaço, hoje, na mídia escrita e televisiva.
Pedro Malan
Érica Fraga, analista sênior da Economist Intelligence Unit, também reservou um tempo para se direcionar à apresentadora: “Eu também queria me solidarizar com a Vera”. Já Adriana Fernandes, repórter especial e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, em sua vez, demonstrou empatia à colega: “Também queria me solidarizar a você, como jornalista e fazendo cobertura diária em Brasília”.
“Queria fazer coro aos meus colegas presentes e me solidarizar com a Vera, como mulher, como leitora e como jornalista”, disse Juliana Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo. “Eu também como minhas colegas, me solidarizo com você, Vera, por que ninguém pode ser tão desrespeitado dessa maneira, exercendo seu trabalho”, comentou Cássia Almeida, repórter especial de economia do jornal O Globo.
Sérgio Lamucci, editor-executivo do Valor Econômico e único jornalista do sexo masculino no debate, usou seu espaço no Roda Viva para demonstrar apoio a apresentadora: “Queria me solidarizar com você por conta dos ataques lamentáveis que sofreu ontem à noite”, disse.
Leia também: Fátima Bernardes e Sandra Annenberg lamentam ataque de Bolsonaro a Vera Magalhães