Apesar do bloqueio da rede social X (antigo Twitter) em todo o país, o Encontro (TV Globo) desta segunda-feira (02) manteve a utilização da ‘nuvem de palavras’. Logo no início da atração, Patrícia Poeta mostrou os assuntos mais comentados do dia, porém não informou de onde esses dados foram retirados.
Na disposição apresentada no telão, apareceram palavras como ‘Paralimpíadas’, ‘Eleições’, ‘Will Smith’, ‘Elon Musk’ e até mesmo o reality ‘Estrela da Casa’. Segundo Patrícia, essas seriam os assuntos do momento nas redes sociais.
Desde que passou a ser quadro na atração, a ‘nuvem de palavras’ recebeu inúmeras críticas e foi alvo de acusações de manipulação por parte da emissora, que sempre deu destaques aos seus produtos, como realities e novelas.
Agora, porém, sem o acesso ao ‘X’, a rede social que cita os assuntos do momento no trending topics, ficou-se o questionamento de onde a emissora elencou os assuntos da ‘nuvem de palavras’.
Usou VPN?
Na rede sociais Bluesky, que tem sido utilizada para suprir a ausência do X, alguns telespectadores acusaram a emissora de usar VPN. Ou seja, um aplicativo que permite a mudança de localização para fora do Brasil, deixando assim o Twitter liberado para uso.
É importante citar que a utilização do VPN para acessar o X está proibida, sujeita a multa diária de R$ 50 mil, conforme decisão do Ministro Alexandre de Moraes, do STF.