Os diretores das emissoras de TV não olham somente para as audiências em São Paulo e Rio de Janeiro, principais mercados da televisão no país. A cada dia aumenta a preocupação com o desempenho no PNT e em diversas cidades, justamente porque a preocupação é ter uma rede rentável e, principalmente, entregar bem para que as afiliadas também possam faturar melhor.
A Globo tem essa preocupação em olhar o todo e, por isso mesmo, não entra em desespero quando uma novela, por exemplo, vai mal em alguma cidade ou região. Mas, o equilíbrio nacional consegue trazer um bom respaldo comercial.
É nesse mesmo sentido que o SBT caminha há alguns anos. A emissora tem fortalecido a relação com suas afiliadas e aberto possibilidades para que elas consigam ampliar a venda de espaços publicitários.
Alguns exemplos fora do eixo Rio-SP
Quando a gente analisa por esse olhar mais amplo, encontra cenários bem interessantes nas audiências da TV. Por exemplo, no domingo passado (04/02), o Programa Silvio Santos marcou 6,1 de média e 10,7% de share na Grande São Paulo. Isso representa 3,6 milhões de telespectadores. Em Porto Alegre, a atração registrou 4,5 pontos de média e 8,7% de share. Em Belo Horizonte, o Programa Silvio Santos fechou com 6,1 pontos, Manaus ficou com 5,1 pontos, Recife 4,7 pontos e em Goiânia, 6,3 pontos de média.
Entretanto, no Rio de Janeiro, o Programa Silvio Santos foi mais curto em função da transmissão do Campeonato Carioca, o dominical de Patrícia Abravanel foi exibido das 21h02 às 23h55 e garantiu a vice-liderança na média geral com 5,6 pontos, o que corresponde a 9,8% do público do horário.
Já no PNT (Painel Nacional da Televisão), por exemplo, o programa marcou 5,5 de média e 10,3% de share, um impacto em 11,9 milhões de domicílios.
Mais números
Eliana é outro programa que sempre está nos olhares dos responsáveis por campanhas e estratégias. A apresentadora alcança mais de 14 milhões de pessoas aos domingos e, até semana passada, garantiu a vice por cinco domingos consecutivos.
No PNT, o dominical marcou na semana passada 5 pontos de média e 9,7% de share. Em São Paulo garantiu 5,6 de média e 9,7 de share.
Também usando o domingo passado (04/02) como exemplo, a atração fechou com 2,6 de média em Porto Alegre, em Belo Horizonte marcou com 5,5 pontos, Manaus 2,6 pontos, Recife 5,8 pontos e em Goiânia 5,0 de média.
Eu citei esses números como exemplo para mostrar a importância dos executivos das emissoras de TV olharem mais para o cenário nacional e não produzir conteúdo apenas para atender ao público de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo porque tem uma parte da audiência que não é medida, uma vez que as medições estão restritas a capitais e grandes cidades.
Leia mais:
Canal do Vannucci
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.